Memória Titulo
Os Lima, em foto e crônica. E os formandos de 1950...

José Bueno Lima encaminha foto da sua família, batida antes do seu nascimento. A imagem vem acompanhada de uma crônica

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


José Bueno Lima encaminha foto da sua família, batida antes do seu nascimento. A imagem vem acompanhada de uma crônica. E Bueno Lima deixa adiantada uma informação: os 60 anos de formatura da sua turma no 1º Grupo Escolar de Santo André serão completados neste 2010. São novidades do andreense Bueno Lima. Ele tem muitas histórias para contar.

A candura de dona Adelina
(Crônica de José Bueno Lima *)

Meu pai, Antonio de Lima, várias vezes foi focalizado na página Memória do Diário. Por isso, abordo a figura querida de minha mãe, Adelina. Para ilustrar, esta foto de 1934, da minha família.

Aqui estão: meus pais, Waldemar (em pé), Guiomar (única viva) e Sebastião (que completava um ano), ao lado de dona Adelina. Eu e o Roberto, meu outro irmão, não tínhamos nascido. Vovó Laurinda, mãe de meu pai, havia falecido recentemente, motivo pelo qual vestiam luto.

Reparem na beleza e elegância de minha mãe. Casou-se muito cedo. Aos 17 anos já havia nascido o Waldemar. Era operária da tecelagem Ipiranguinha e, pelo que contam, seu casamento foi muito combatido pela família de meu pai. Creio que por sua origem humilde, filha de carcamanos, como eram chamados, ofensivamente, os imigrantes italianos.

Por sua pertinácia, obstinação e, sobretudo, seu amor pelo marido e filhos, com o tempo conseguiu angariar a simpatia de todos, tornando-se figura querida.

Quando vim ao mundo, ela já com 25 anos de idade, e o nascimento do meu irmão Roberto, após mais uns 6 anos, a família estava já consolidada, com meu pai bem situado, como funcionário da Prefeitura de Santo André. Dona Adelina partiu em 1969.

Este texto completo e outros de Bueno Lima estão no blog josebueno.zip.net


Manchete - Figueiredo (presidente da República) acolhe justas aspirações e repudia egoísmo

Campanha salarial - Metalúrgicos reúnem-se no pátio da igreja e vão manter a greve.

Rio Grande da Serra - Capela histórica de São Sebastião foi depredada domingo por 50 pessoas munidas de marretas, martelos e outros instrumentos. Informa-se que pessoas ligadas à própria igreja foram as responsáveis. Dom Cláudio Hummes, bispo diocesano, mandou parar a depredação e prometeu esforçar-se para o restauro do bem histórico-religioso.

A advogada e historiadora Gisela Leonor Saar revoltou-se com o crime praticado. Padre José Boeing, que estava há quatro anos na paróquia, diz-se chateado com o fato, mas houve quem dissesse que ele tinha interesse na demolição.
Trinta anos depois, a capela histórica encontra-se reconstruída, graças à ação da doutora Gisela e ao esforço de Kico Teixeira, atual prefeito.

Futebol - Jogos do feriado de ontem pelo Campeonato Paulista da segunda divisão: no estádio Bruno José Daniel, Santo André 2, Paulista 2; no estádio do Baetão, Aliança 0, Esportiva 0; em Santos, Portuguesa local 1, Saad 1.

MUNICÍPIO PAULISTA

Itanhaém. Em 1532, Martim Afonso de Souza desembarca no local - 22 de abril como aniversário da cidade é instituído em 1956, por decreto estadual e aprovação da Câmara Municipal.

A greve dos 41 dias- 22º dia

Na terça-feira, 22 de abril de 1980, as cenas repetem-se: soldados nas ruas, trabalhadores no Largo da Matriz de São Bernardo. Fala-se na presença de 40 mil trabalhadores. Prefeito Tito Costa recebe parlamentares do PT e PMDB. Vão ao Paço, entre outros, Ulysses Guimarães, Fernando Henrique Cardoso, Teotônio Vilela, Alberto Goldman e Airton Soares. Lula permanece preso, com outras lideranças.

Trabalhadores Nascem em 22 de abril:

1901 - Benvenida Carmo. Natural de Granada, Espanha. Associada nº 846 do Sindicato dos Químicos. Servente de fabricação da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua Martim Francisco, 74, Santo André.

1911 - Sebastião Marcolino. Natural de Palmeiras. Associado nº 820 do Sindicato dos Químicos. Servente de fabricação da CBC.
Fonte - 1º livro geral dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE
Dia do Descobrimento (oficial) do Brasil, Dia Internacional da Terra, Dia da Comunidade Luso-Brasileira e Dia da Aviação de Caça.

SANTOS DO DIA
Bartolomeu de Cervere, Caio, Miles, Sotero e Teodoro. Na estampa, São Caio, que foi papa entre os anos 283 e 296.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;