Internacional Titulo
Guerrilha quer trocar refém por presos
Por Das Agências
25/02/2002 | 00:42
Compartilhar notícia


A guerrilha colombiana das Farc quer trocar a candidata presidencial Ingrid Betancourt e outros cinco legisladores que mantém em cativeiro por dezenas de rebeldes presos na Colômbia, revelou neste domingo uma fonte do governo que pediu anonimato.

Segundo a fonte, tal exigência faz parte de um documento enviado pelo líder da Farc Joaquín Gómez à sede da Polícia Nacional em Bogotá, e cuja autenticidade está sendo verificada.

"O documento exige que o Congresso e o governo aprovem, no prazo de um ano, uma lei de troca de prisioneiros", revelou a fonte.

Outra fonte governamental confirmou que o governo trabalha com a hipótese de que o sequestro de Betancourt faz parte de um plano da guerrilha para forçar a aprovação da lei de troca de prisioneiros.

Além de Betancourt, capturada no sábado quando seguia para a antiga zona desmilitarizada no sul do país, as Farc mantêm em cativeiro os congressistas liberais (oposição) Consuelo González, Orlando Beltrán, Luis Eladio Pérez e Eduardo Gechen, além do conservador (governo) Oscar Lizcano.

Gechen foi sequestrado na quarta-feira passada, quando viajava em um avião comercial com outras 33 pessoas a bordo, o que levou o governo Pastrana a romper as negociações de paz com as Farc.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;