Setecidades Titulo
Riacho Grande. O drama de um povo
Ademir Medici
28/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 No encontro de Riacho Grande na Cantina do Aldo Rosa – em continuidade à série que iniciamos domingo – Bruna Bechelli Vertematti revelou um quadro triste: o sofrimento vivido por muitos da antiga Vila do Rio Grande. Quando ela era menina, a assistência social e a de Saúde eram mais falhas ainda num dos pontos mais distantes da região. Dona Bruna, que vai completar 88 anos no mês que vem, lembrou de outras passagens pouco comentadas e nos presenteou com muitas fotografias, todas inéditas.

 

A chegada do Papai Noel.

E um nome que não pegou: Lago Azul...

Depoimento: Bruna Bechelli Vertematti

 

Nasci aqui no Riacho onde tem a represa hoje. Lá embaixo. Era uma barroca. Meu pai havia construído uma casa de madeira ao lado do Rio Grande, onde morávamos. Minha mãe dizia:

– Não vão lá perto, que o rio corre e leva vocês embora.

Um dia meu pai começou a tirar as tábuas, pondo na carroça e levando para um ponto mais elevado. Minha mãe explicou:

– Vamos mudar para lá da Estrada do Mar. Temos que sair daqui. Tudo isso vai encher de água.

Saímos. Meu pai construiu outra casa de madeira, maior, na Estrada do Rio Acima. Lá funcionou o armazém e uma pensão. O pessoal que vinha do matão parava lá. Gente com febre amarela. Mulher que precisava dar à luz e não resolvia. Ficavam na pensão. Muitos morreram. Não havia recursos.

A Revolução (de 32), a Guerra (de 1939 a 1945). Passavam soldados por aqui. Eu tinha medo.

A lembrança boa foi a chegada do Papai Noel. Em determinado ano, meu pai trouxe bonecas (bonecões) de papelão para as filhas e sobrinhas e carrinhos para os meninos. Minha mãe recomendava:

– Cuidem das bonecas, mas nunca dêem banho nelas. Elas têm uma doença. Se derem banho, elas podem morrer.

Veio a Via Anchieta. A velha Vila do Rio Grande foi promovida a Distrito de São Bernardo. Deixou de se chamar Rio Grande (para não confundir com a Estação Rio Grande, de Rio Grande da Serra). Era para se chamar Lago Azul, mas o nome não pegou. Ficou Riacho Grande.

 

AMANHÃ EM MEMÓRIA

José Pereira Araújo, o Carolina: histórias do mais velho subprefeito

 

Diário há 30 anos

Domingo, 28 de agosto de 1988 - ano 31, edição 6843

Manchete – Constituinte aprova reforma tributária.

Política – Eleições municipais. Dobra o número de candidatos na região. 2.757 vão disputar as 137 cadeiras das câmaras municipais do Grande ABC. As sete prefeituras têm 43 concorrentes.

Memória – Fiesta Tradizionale di S. Bartolomeo.

 

Santos do Dia

Agostinho, bispo e doutor da Igreja (Tagaste, hoje Argélia, 354 - Hipona, Argélia, 430). Converteu-se em 287, em Milão. Durante 34 anos foi bispo em Hipona. Definido como o mais profundo e importante filósofo e teólogo do seu tempo, o pai do existencialismo cristão. Escreveu, entre outros, os livros “Confissões” e “Cidade de Deus”. Padroeiro dos teólogos, cervejeiros e impressores.

João III

Viviano

 

Em 28 de agosto de...

1893 – Criado o Museu Paulista, no bairro do Ipiranga, Capital.

1973 – Prefeitura de São Caetano entrega varrição de ruas a mulheres; é o primeiro município do Grande ABC a adotar mulheres para este trabalho.

São Caetano escolhe o desenho de Ronaldo Gonzaga Alvarenga, de São Paulo, como o vencedor do concurso de logotipos da prefeitura. Slogan: “Cidade Nova”.

 

Hoje

Dia do Avicultor e da Avicultura

Dia Nacional do Voluntariado

Dia Nacional do Bancário

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 28 de agosto:

Em São Paulo, Itararé e Tupi Paulista

Em Minas Gerais, Araguari

No Rio Grande do Norte, Augusto Severo

Em Alagoas, Belém e Lagoa da Canoa

Em Sergipe, Capela e Itabaiana

Em Santa Catarina, Guaramirim

No Pará, Moju

No Ceará, Palmácia

Na Bahia, Rio de Contas e Ruy Barbosa

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;