Setecidades Titulo Capacitação
Fundo Social forma mais 328 alunos em Sto.André

Familiares e amigos participam da festa, que lotou o Teatro Municipal; ao todo, 500 moradores já foram certificados nos cursos

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
24/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O Fundo Social de Solidariedade de Santo André realizou, na noite de ontem, no Teatro Municipal Antônio Houaiss, a formatura de mais 328 pessoas nos cursos de capacitação ofertados pelo núcleo de Inovação Social. Ao todo, são 500 novos profissionais em dez meses – o primeiro evento certificou 172 alunos. Com espaço lotado, o evento reuniu, entre alunos e familiares, a esperança de gerar renda, oportunidade de emprego e até mesmo levantar a auto-estima dos formandos.

Caso de Alcina Duarte Torres que, aos 78 anos, diz estar grata a todas as oportunidades que teve. Ela participou das duas formaturas, já que que na primeira recebeu diploma do curso de panificação. Desta vez, comemorou o certificado de artesanato. “Os cursos ofertados são maravilhosos. Quero fazer todos e aprender de tudo um pouco. Nunca é tarde para tentar coisas novas, e é o que estou fazendo.”

Moradora da Vila Palmares há 60 anos, Alcina contou animada que seu filho, por saber da vontade da mãe em ocupar a cabeça e aprender coisas novas, a inscreveu no primeiro curso de panificação. “Mas quando vi um vaso feito por uma moça no curso de artesanato, decidi que assim que terminasse a panificação, que amei, porque adoro mexer com massa, também faria o de artesanato. Agora já estou pensando no próximo.”

Emocionada, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Ana Carolina Barreto Serra, afirmou que os cursos de capacitação não formam somente profissionais, pois significam esperança de dias melhores. Em seu discurso, ela disse que a noite festiva era dos professores e alunos, pediu para que aproveitem o conhecimento, e agradeceu o empenho e dedicação dos professores.

“Mesmo em meio à adversidade é possível fazer acontecer, e não existe hora melhor para correr atrás dos nossos sonhos do que agora. Superar desafios é a verdadeira graça da vida. Não se estuda porque é preciso, mas porque conhecimento é poder. O conhecimento ninguém tira de nós”, ressaltou Ana Carolina.

O início do evento foi marcado pela apresentação da orquestra do Projeto Locomotiva, enquanto as paredes das laterais do palco se abriam e revelavam os formandos. 

Segundo a primeira-dama, o Fundo Social de Solidariedade era um projeto desativado e não tinha local próprio. Em outubro do ano passado, houve a abertura da sede e no dia 15 de janeiro a Prefeitura deu início aos cursos de capacitação, com opções como padaria artesanal, artesanato, cabeleireiro, construção civil e costura. Ainda no último trimestre deste ano haverá duas novidades, já anunciadas: o curso de brigadeiros gourmet e bolos caseiros.

O prefeito do município, Paulo Serra (PSDB), destacou que os cursos ajudam a resgatar também o sentimento de orgulho nos munícipes pela cidade. “Não se dá o peixe, se ensina a pescar. É o que os cursos de capacitação tem feito com muito sucesso. A Ana Carolina tem me ajudado a resgatar as políticas públicas da cidade, e esperamos ainda formar muitas pessoas e gerar mais renda e trabalho para nossa população”, comentou.

As inscrições para os cursos são permanentes e podem ser feitas por telefone.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;