Cena Política Titulo Mudança
Paulo Serra convida Miguel Heredia para secretaria da Agência

Ex-superintendente do Instituto de Previdência de Santo André e economista de formação terá missão de reorganizar entidade regional

Por Fábio Martins
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
11/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), que também é presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, convidou o economista Miguel Heredia (PSDB) para ser secretário executivo da entidade regional. O cargo está vago desde o fim do ano passado.

O Diário apurou que Heredia, ex-superintendente do Instituto de Previdência andreense, recebeu a proposta de trabalho da chefe de Gabinete do Paço, Ana Cláudia Cebrian Leite. Ele sinalizou positivamente com a mudança de função – hoje Heredia é assessor na Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, sob responsabilidade de Ajan Marques.

A indicação de Paulo Serra tende a colocar fim em um hiato de inatividade da Agência. Desde o fim do ano passado, com a saída de Giovanni Rocco Neto da função de secretário executivo da entidade, quase nada foi discutido.

A situação financeira do órgão está delicada desde janeiro de 2017, quando o Consórcio Intermunicipal interrompeu os repasses diretos para a Agência – apontando questionamentos do TCE (Tribunal de Contas do Estado) –, estimulando outros meios de captação de verba. Há, inclusive, dívidas previdenciárias.

Assim que assumiu a função de presidente da Agência, em abril, Paulo Serra garantiu que não iria encerrar as atividades do setor. Entretanto, foi criticado por sindicatos da região que colaboram financeiramente para manter a estrutura regional. Em carta aberta publicada em dezembro, as instituições sindicais ameaçaram deixar a Agência com argumento de raros debates para o futuro da economia do Grande ABC.

De fato, cinco sindicatos suspenderam, em janeiro, a transferência de recursos para a Agência. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – também cessaram o aporte os sindicatos dos Químicos, dos Bancários, de Profissionais em Confecção, dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e dos Servidores Públicos de São Bernardo.

“O Consórcio, que é o principal motivador tanto financeiro como político da Agência de Desenvolvimento, continua tratando com descaso a discussão regional. Do setor público, a única Prefeitura que continua contribuindo financeiramente é a de Mauá. As demais não estão pagando. O Consórcio não resolve esse impasse financeiro e nem mesmo chama seus associados para discutir o assunto e buscar alternativas”, apontaram os metalúrgicos.

Paulo Serra deve chamar Heredia nos próximos dias para passar as diretrizes de atuação na Agência. O tucano possui experiência na área – conta com mestrado e doutorado ligado a desenvolvimento econômico do Grande ABC. Ficará responsável por tocar dois projetos essenciais para o fomento da economia local: a implementação do Parque Tecnológico de Santo André, e o debate de investimentos de R$ 5 bilhões no setor de ferramentaria da região. O nome de Heredia precisa ser referendado pelo conselho da Agência, que ainda não se reuniu neste ano.

Paulo Serra não se posicionou sobre o caso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;