Memória Titulo
Dois programas. Dois endereços. E um grande ponto de interrogação
Ademir Medici
11/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Na manhã deste sábado, dois programas imperdíveis: viver literatura em praça pública, em São Caetano, e pensar futebol num dia sem jogo no Pacaembu. Qual atividade escolher?

 

LITERATURA & NATUREZA

Duas ou três décadas atrás o bairro Cerâmica vivia, ainda, em torno da fábrica que lhe dá o nome. E a poluição ambiental que a Cerâmica São Caetano produzia beirava o trágico. Hoje a realidade é outra, pois o velho bairro se transformou.

Houve uma verdadeira metamorfose, com a ocupação cívica e recreativa do antigo buracão. A área industrial foi transformada em comercial com a chegada de um grande shopping, que por sinal não deixou morrer marcas da velha cerâmica.

Hoje os moradores se organizam em entidades. Dois bons exemplos: o movimento em defesa da Praça Moraes Sarmento e a Associação dos Moradores. Essas duas entidades, mais a APL (Academia Popular de Letras) e a Laisc (Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde Coletiva), organizam um belo evento hoje.

Literatura & Natureza, nome do evento, ocupará a Praça Moraes Sarmento, das 9h às 13h. Vejam o folder. E participem.

 

Futebol

 

Os historiadores paulistas do futebol assistirão a três palestras durante a 101ª reunião do Memofut - Grupo de Literatura e Memória do Futebol:

1 – Retrospectiva sobre o favoritismo do Brasil na história das Copas do Mundo, com o jornalista João Máximo. Ele cobriu cinco Copas e foi editor de esportes do Correio da Manhã e Jornal do Brasil. Autor de vários livros sobre o futebol, entre eles Gigantes do futebol brasileiro, com Marcos de Castro, 1965.

2 – Pequena história das Copas do Mundo, incluindo a Copa de 2018, com o professor Gustavo Carvalho, com raízes em Rudge Ramos e leitor assíduo desta página Memória.

3 – Bate-papo com o escritor e historiador Luciano Ubirajara Nassar, autor do livro Fausto, a Maravilha Negra (Edição do Autor, 2018). A obra estará à venda no local, pelo preço de R$ 35.

A 101ª reunião do Memofut marcará a eleição da sua nova coordenação, que hoje tem à frente o professor Alexandre Andolpho.

Local: auditório do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu. Haverá tempo para o café e troca de informações sobre livros, revistas, jornais ou quaisquer artigos e objetos ligados ao futebol.

 

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 11 de agosto de 1988 - ano 31, edição 5828

Política – Candidatos a prefeito de São Caetano fazem debate no Programa Ferreira Neto, da TV Record:

Iliomar Darronqui (PL).

Horácio Raineri Neto (PT).

Luiz Tortorello (PTB).

José Ferreira da Silva, Frei Chico (PCB).

Tortorello foi o que mais defendeu o prefeito Walter Braido.

Constituinte – Mantidos o turno de seis horas e a licença paternidade.

Indústria – Trorion inaugura nova fábrica em Diadema.

TV – A incursão jornalística de Jô Soares. O humorista vai comandar, pelo SBT, o programa Jô Soares Onze e Meia.

 

Em 11 de agosto de...

1918 – Transfere residência para São Paulo, Paulo Ayres, gerente da Companhia Mecânica Importadora, de São Caetano.

A guerra. Do noticiário do Estadão: esquadrilha aérea italiana bombardeia Viena com um milhão de boletins contendo frases como: “Povo de Viena! Nós poderíamos despejar toneladas de bombas, e não este manifesto. Mas apenas vos trazemos a saudação de um povo que combate pela Liberdade”.

 

Hoje

Dia da Televisão

Dia do Advogado

Dia do Estudante

Dia do Garçom

Dia Internacional da Logosofia

Dia da Consciência Nacional

Dia Interamericano da Qualidade do Ar – comemorado na segunda sexta-feira de agosto

 

Santas do Dia

Clara de Assis (Itália, 1194 - 1253). Proclamada pela Igreja como a padroeira da televisão.

Suzana

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 11 de agosto:

Em Goiás, Itapaci

No Mato Grosso, Nova Bandeirantes

No Rio Grande do Sul, Nova Prata

No Piauí, Pedro II

Em São Paulo, Pereira Barreto e Tatuí

Fonte: IBGE

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;