Internacional Titulo
Blair pode renunciar no dia 1º de maio
Por Do Diário OnLine
Com AFP
27/04/2007 | 11:46
Compartilhar notícia


Um dia antes de completar dez anos no governo da Grã Bretanha, o premiê Tony Blair pode renunciar ao cargo. Segundo o jornal Daily Telegraph, o primeiro-ministro deve anunciar a sua saída no dia 1º de maio para evitar um dano maior na esperada derrota dos trabalhistas nas eleições municipais locais.

O jornal revelou que assessores de Blair pediram a ele para deixar o governo, pois a notícia seria o centro das atenções nas eleições que ocorrem no dia 03 de maio, o que poderia ajudar o partido. Conforme as últimas pesquisas, os trabalhistas vivem o pior momento na Grã Bretanha desde 1983.

Governo – No dia 2 de maio de 1997, Tony Blair, então com 43 anos, se tornaria o primeiro-ministro mais jovem da Grã Bretanha desde 1812. Aproveitando os benefícios de uma década de sucesso econômicos, o premiê ganhou três eleições para os trabalhistas.

Blair foi conservador em matéria de imigração, de justiça e segurança. E em outros casos, como o direito aos homossexuais, se mostrou liberal. Entre suas maiores conquistas está a implementação do salário mínimo.

Porém, o premiê ficará marcado como o homem que enviou soldados a mais combates, como Iraque e Afeganistão, do que qualquer outro governante da Grã-Bretanha desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Com a violência sem fim, especialmente no Iraque, a popularidade de Blair despencou desde quando assumiu. Em setembro de 1997, na véspera do Congresso Trabalhista, o apoio era de 93%. Agora, é de apenas 27%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;