Cultura & Lazer Titulo
Site promove troca de livros
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
13/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Se comprar livros é algo inacessível para parcela significativa da população - devido aos preços altos do mercado editorial e ao baixo poder aquisitivo dos brasileiros -, em tempos de crise econômica esse problema torna-se ainda maior. Para movimentar o comércio e preservar o hábito da leitura, o site Estante Virtual (www.estantevirtual.com.br) criou o Programa Nacional de Troca de Livros, que conta com a adesão de 119 sebos, em 54 cidades, entre elas, Santo André e São Caetano.

A nova ferramenta funciona da seguinte maneira: o interessado deve levar um livro seminovo ao sebo mais próximo. O produto não pode conter grifos ou anotações em suas páginas, mas dedicatórias ou nomes na contracapa não inviabilizam a troca.

Caso o livreiro tenha interesse na obra, o leitor pode ganhar dois tipos de vale-compras. Um deles permite o crédito de 25% do preço de mercado para aquisição de livros no estabelecimento em que foi realizado o negócio. O outro possibilita crédito de 20% nas compras em sebos cadastrados no Estante Virtual que aceitam o pagamento digital.

"Nosso objetivo é quebrar esse círculo vicioso, em que as pessoas não levam livros porque recebem valores pequenos e sebos pagam pouco porque o volume de livros é pequeno", explica o idealizador da iniciativa, André Garcia. Para aderir ao programa, o livreiro precisa apenas cadastrar-se no site, gratuitamente.

Garcia ressalta que os proprietários dos sebos não são obrigados a aceitar as trocas. "As duas partes têm de estar interessadas. Os livros precisam ter potencial de venda, não podem ser aqueles encalhes clássicos. Via de regra, os livreiros vendem obras de autores bons como Paul Auster, Rubem Fonseca, José Saramago e Luis Fernando Veríssimo", frisa o idealizador.

Adepto do programa, o proprietário da Livraria Lobato, em São Caetano, Ricardo Furtado, está otimista. "Temos boas perspectivas de conseguir livros em bom estado para revender. Compraremos e venderemos baratinho", afirma.

SEBOS

São Caetano

Livraria Lobato

Rua Baraldi, 924.

Tel.: 4229-3114

Empório Livros

Rua Osvaldo Cruz, 216.

Tel.: 4226-1115

Livraria Reichmann

Rua Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 90.

Tel.: 2759-0602

Santo André

Publijur Obras Raras

Rua Adolfo Bastos, 389.

Tel.: 4436-3792 e 4436-5925




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;