Setecidades Titulo
Encarregado foi morto em Sto.André por se recusar a correr
Por Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
05/06/2005 | 07:48
Compartilhar notícia


O encarregado de manutenção de ônibus, Maurício Rafael Bernardo, 45 anos, foi assassinado por ter se recusado a correr, como ordenou o assaltante. A afirmação é do ajudante Elton Gonçalves, 22 anos, sobrinho da vítima, que desmente a versão dada pela polícia de que Bernardo havia sido assassinado após a sua mulher, A.P.S., 23 anos, ter se negado a entregar a chave do Astra ao assaltante. O Diário errou ao divulgar apenas a versão fornecida pela polícia. O encarregado de manutenção foi morto na manhã de sexta-feira, quando saía de uma padaria na rua Javri, na Vila Jamaica, em Santo André.

"Os dois chegaram na padaria e meu tio foi comprar pão. A.P.S. ficou esperando dentro do Astra. Quando ele ia entrar no carro, o bandido chegou e falou para entregar a chave. Meu tio disse que estava dentro do carro e A.P.S. a entregou ao ladrão. O assaltante então pediu para meu tio sair correndo. Como ele queria ficar perto da mulher, disse: 'Correr eu não corro'. Então, os tiros foram dados", afirmou. Após atirar, o assaltante mandou A.P.S. sair do carro e fugiu com o Astra.

O crime ocorreu às 7h. Além do homem que atirou, havia outros dois assaltantes dando cobertura para a ação, dentro de um Gol estacionado perto do Astra da vítima. Na tarde de sexta, a polícia prendeu dois deles: Marcelo Silva de Oliveira, 26 anos, e Douglas Franzo, 25. Oliveira já tem passagem na polícia por receptação e Franzo cumpria pena por assalto até fugir da extinta cadeia pública de Santo André.

Os três fazem parte de uma quadrilha de receptação, segundo a polícia. O delegado do 3º DP de Santo André, Alberto José Mesquita Alves, afirmou na sexta-feira que o assalto do Astra era para pegarem o equipamento de som e as rodas do veículo.

Quando a polícia encontrou Oliveira, o equipamento de som do Astra, que vale cerca de R$ 1 mil, estava sendo instalado no Gol vermelho utilizado para dar cobertura no assalto. Na casa onde Oliveira morava foram encontrados outros aparelhos de som de carro e um revólver calibre 38. O jogo de rodas do Astra não foi localizado.

O outro ladrão preso, Franzo, é apontado pelo comparsa como o homem que abandonou o Astra no bairro Cata Preta, em Santo André. O terceiro homem que participou da ação e que continua foragido é apontado como o autor do disparo que atingiu o peito da vítima. A arma usada foi uma pistola calibre 380. Antes do tiro fatal, dois disparos foram efetuados: um para cima e outro para o chão.

Após os tiros, uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros foi chamada por testemunhas para socorrer a vítima. Durante o percurso ao Pronto-Socorro do CHM (Centro Hospitalar Municipal) de Santo André, a equipe de resgate transferiu Bernardo para uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), na tentativa de reanimá-lo. No entanto, antes das 8h, a vítima já havia morrido.

Bernardo foi enterrado sábado de manhã, no cemitério São Pedro, na Vila Alpina, na zona Leste de São Paulo. Após o enterro, a mulher de Bernardo teve de ser levada a um hospital para ser medicada.

Bernardo era funcionário da Viação Nova Santo André havia oito anos, tinha dois filhos e estava casado pela segunda vez. Nascido em Pernambuco, morava com a família na Vila Marlene, em São Bernardo. A maioria dos seus familiares vive no Recife (PE).

Violência - Moradores da Vila Jamaica dizem que os assaltos no bairro são freqüentes. Por causa do medo e da insegurança, um grupo de moradores pretende se mobilizar na próxima terça-feira em protesto na Câmara Municipal contra a violência. A intenção é sensibilizar os vereadores para que formem uma comissão para acompanhá-los até a sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública, no Centro de São Paulo, na tentativa de cobrar reforço no policiamento da área.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;