Diarinho Titulo
Tem água na lua!
Do Diário do Grande ABC
29/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Há poucos dias, a Nasa (Agência Espacial Americana) confirmou que existe muita água em forma de gelo no polo Sul da Lua. Desde a década de 1990, suspeitava-se que isso fosse possível. No entanto, a notícia surpreendeu a maioria dos especialistas que nem imaginava encontrar quantidade tão grande dessa substância no local.

A descoberta foi possível graças à missão que levou a sonda Lcross a bater duas vezes com muita força na cratera (buraco gigantesco comum na superfície da Lua) Cabeus, região que vive sempre na sombra e onde a temperatura não passa dos 170ºC negativos (impossível imaginar o quanto isso é frio!). O forte impacto (ocasionado de propósito) na área levantou um jato de vapor de 1.600 metros de altura; calcula-se que seja equivalente a cerca de 100 litros de água! Cientistas ainda analisam os dados obtidos na missão.

 

Acredita-se que a novidade possa ajudar astronautas em missões futuras na Lua, permitindo sua permanência lá. Seria possível utilizar a água encontrada para beber, por exemplo, além de retirar dela oxigênio e hidrogênio (esses dois gases estão presentes na composição do líquido).

Satélite? - Curioso é que o descobrimento de água na Lua acontece no mesmo ano em que se comemoram 40 anos da primeira visita do homem ao único satélite natural da Terra. Mas você sabe o que isso significa?

Satélite natural é um tipo de astro menor que gira em torno de um planeta. Mercúrio e Vênus são os únicos no Sistema Solar que não têm lua. Júpiter tem o maior número delas: 63 conhecidas, incluindo a maior de todas, chamada Ganimedes. Isso foi descoberto no século 17, pelo italiano Galileu Galilei.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;