Economia Titulo
Venezuela prevê novo aumento na produçao em junho ou setembro
Por Do Diário do Grande ABC
29/03/2000 | 12:55
Compartilhar notícia


O ministro do Petróleo da Venezuela, Ali Rodriguez, disse nesta quarta que a Opep deverá elevar a produçao de petróleo novamente em junho ou setembro deste ano. "Acredito que uma elevaçao em junho ou setembro será necessária", disse Rodriguez. Ele previu crescimento na demanda global em 2,5 milhoes de barris por dia no segundo trimestre.

Rodriguez acrescentou que estima um acrescimo real na atual produçao mundial pelos países membros e nao-membros da Opep de entre 1 milhao e 1,5 milhao de barris por dia a partir de 1º de abril, dos quais os dez países que compoem a organizaçao deverao ofertar 500 mil barris por dia, levando em consideraçao que os países exportadores já vinham ultrapassando os limites impostos pelo acordo anterior.

Nesta terça, a Opep decidiu formalizar a produçao mundial dos onze países que participam ativamente da organizaçao, permitindo aumento na oferta da commodity de 1,7 milhao. Com a nao-adesao do Ira ao acordo, ficou defenido que a produçao seria formalmente elevada em 1,452 milhao de barris por dia, para 21 069 milhoes de barris por dia. O Iraque, embora membro da organizaçao, está fora das decisoes por causa de sançoes impostas após a Guerra do Golfo, pelas quais, dentro de um programa da ONU, só pode exportar petróleo em troca de alimentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;