Setecidades Titulo
Ação ensina a evitar acidentes e desperdício
Vanessa Selicani
Especial para o Diário
04/08/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


Diadema é a cidade do Grande ABC que registra o maior número de acidentes com vítimas em redes elétricas. Mesmo sem números específicos sobre a cidade, a regional da AES Eletropaulo indica o município como campeão em ocorrências por causa do fator construção civil. Os chamados puxadinhos são feitos cada vez mais próximos dos fios.

Neste sábado, na ação social Diário do Grande ABC nos Bairros, uma equipe da empresa instruirá os moradores do Jardim União no sentido de evitar acidentes.

As duas primeiras vítimas fatais do semestre em redes de alta tensão no Estado são de Diadema. Ambas tentavam instalar a antena de televisão nos telhados. Também as duas pessoas buscaram salvar o objeto que caiu na rede elétrica. Assim, morreram por conta de descargas de 7.600 volts.

“Os acidentes são comuns em periferias, onde a densidade de pessoas é maior. Além disso, não há áreas de lazer e os riscos com pipas são maiores”, explica o gerente da regional do Grande ABC da AES Eletropaulo, Nilson Baroni.

Ele afirma, no entanto, que o número tem diminuído. Em 2006, foram 21 ocorrências no primeiro semestre, contra oito no mesmo período deste ano. “Atribuímos esta queda à difusão das informações em palestras, como a que ofereceremos no União”, conclui.

Economia - Os sossegados que ficam uma hora no banho, as donas de casa ansiosas que querem passar roupa todos os dias ou os adolescentes que dormem com a televisão ou o computador ligados pagam contas altas de energia elétrica e podem favorecer colapsos de fornecimento no futuro.

Os grandes vilões são o chuveiro e a geladeira. “Mas isso varia de acordo com os hábitos de cada um”, observa Nilson Baroni.Quem visitar a ação social de sábado terá a oportunidade de conhecer medidas que evitam o desperdício e suavizam a conta no fim do mês.

O Diário do Grande ABC nos Bairros tem apoio do Projeto Escola de Todos, da Prefeitura, e o patrocínio da Universidade Metodista. (Supervisão de Adriana Gomes)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;