Política Titulo
Mercadante é candidato à presidência da Câmara
Por Do Diário OnLine
07/02/2001 | 00:11
Compartilhar notícia


O PT, o PDT e o PD do B decidiram nesta terça-feira lançar o líder do PT na Câmara, Aloizio Mercadante, como candidato avulso à presidência da Casa. A decisão foi anunciada na noite desta terça pelo presidente nacional do PT, deputado José Dirceu.

Segundo Dirceu, a oposição decidiu por um candidato próprio por acreditar que, assim, haverá segundo turno. Os três partidos somam 84 votos.

Outra razão para o PT anunciar o lançamento da candidatura de Mercadante é a pressão que ela pode exercer para que o PFL defina o seu apoio a Jefferson Peres (PDT), candidato da oposição ao Senado. "Acho que o PFL agora não vai ficar em cima do muro", afirmou Dirceu.

Um acordo entre os dois partidos estava prestes a se consolidar. O PFL apoiaria Peres em troca dos votos do PT a Inocêncio Oliveira na Câmara. No entanto, com a decisão do PFL de apenas anunciar sua posição no Senado um dia antes da eleição, que acontece no dia 14, a oposição resolveu seguir independente.

Os pefelistas, porém, pareceram não se abalar muito com o anúncio e receberam bem a notícia. Para eles, a candidatura de Mercadante vai provocar a realização de um segundo turno.

A bancada do PT deixou claro que não descarta a possibilidade de voltar atrás caso o PFL anuncie apoio a Jefferson Peres. "Quando o PFL se decidir a dar os seus votos para o candidato de oposição no Senado, aí nós vamos nos reunir para decidir o que fazer", explicou Dirceu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;