Internacional Titulo
Otan fecha o espaço aéreo da Iugoslávia, Albânia e Macedônia
Do Diário do Grande ABC
25/03/1999 | 16:11
Compartilhar notícia


Os passageiros de vôos pelo continente europeu devem se preparar para enfrentar atrasos, cancelamentos e adiamentos esta sexta-feira depois do fechamento do espaço aéreo civil na Iugoslávia, Albânia, Macedônia e no sul do Mar Adriático, informaram hoje fontes empresariais.

Após os ataques aéreos da Otan contra a Iugoslávia, a maioria das companhias ocidentais cancelou os vôos para Belgrado e Zagreb e modificou as rotas para Atenas, Istambul, Ancara e para o Oriente Médio.

A companhia Eurocontrol, que regula o espaço aéreo europeu, fechou o espaço aéreo para vôos comerciais após consultas com a Otan, que indicaram que a segurança nas rotas que passam pelo espaço aéreo destas regioes nao pode ser garantida por causa dos ataques da Aliança à Sérvia.

'`Todas as rotas foram suspensas', disse um porta-voz da Eurocontrol. A Associaçao Internacional de Transporte Aéreo (AITA) informou que o efeito imediato desta suspensao serao atrasos dispersos por vários países, mas a entidade indicou que rotas aéreas alternativas estao sendo estudadas para evitar problemas de tráfego.

A Eurocontrol informou estar em contato permamente com a Otan e os governos locais sobre a suspensao.

Os vôos para a Grécia, que normalmente utilizam este espaço aéreo, estao sendo desviados para a Itália.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;