Cultura & Lazer Titulo
Documentário brasileiro é aplaudido no Festival de Berlim
Da AFP
07/02/2004 | 11:15
Compartilhar notícia


O documentário brasileiro 'Fala Tu', de Guilherme Coelho, foi recebido com calorosos aplausos nesta sexta-feira na Mostra Panorama do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

O documentário de Coelho provocou grande impacto pela autenticidade com que transmitiu a mensagem das personagens de áreas carentes do Rio de Janeiro, no qual jovens de uma favela ganham espaço político com textos analíticos e mensagens de paz através do mundo do rap e do hip-hop, em meio a uma situação, aparentemente, sem saída.

"Os meus temas musicais não são de denúncia, mas sim um testemunho do que acontece na favela todos os dias", afirmou Macarrão, morador da zona norte carioca e compositor. Durante nove meses, Coelho seguiu com sua câmera a vida de três pessoas de áreas pobres: Combatente, Toghum e Macarrão. As tomadas foram feitas com grande sensibilidade e mostram a dificuldade da vida em uma cidade nem sempre maravilhosa.

O Brasil ainda teve a apresentação na Mostra Panorama do Festival de Berlim do 'making of' "Viajando com Che Guevara", do italiano Gianni Mina e realizado a partir do filme de Walter Salles: "Diários da Motocicleta".

O filme de Waltinho enfoca os anos de juventude do lendário revolucionário argentino. A fita ('making of') foi recebida com interesse por público e crítica, devido aos testemunhos históricos contidos na obra. O 'making of' foi rodado de forma muito linear, acompanhando a equipe que filmava "Diários da Motocicleta" ao longo do trajeto feito em uma motocicleta Norton 500 por Guevara e seu amigo Alberto Granado em 1952, viagem que marcou suas vidas de forma decisiva.

"Voltando a estes lugares, nos damos conta de que os problemas sociais, de injustiça, ainda subsistem, assim como em 1952", declarou Salles no documentário. "Era necessário fazer este filme sobre os anos jovens do Che, porque de 1980 a esta data o mundo deixou de ter utopias e é urgente que volte a tê-las", continuou o diretor brasileiro.

Produzido pelo ator e diretor americano Robert Redford e selecionado há meses para a seção oficial do festival, "Diários da Motocicleta" não foi apresentado na capital alemã, pois na última hora seus produtores decidiram levá-lo ao Festival de Cannes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;