Política Titulo Rio Grande da Serra
Deputado com reduto em Barretos assina projeto para título turístico a Rio Grande
Por Felipe Siqueira
Especial para o Diário
27/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Com base eleitoral em Barretos, o deputado estadual Sebastião Santos (PRB) protocolou na Assembleia Legislativa de São Paulo projeto que, se aprovado, abre mais uma vez a possibilidade de concessão do título de estância turística ao município de Rio Grande da Serra – alcunha que apenas Ribeirão Pires possui, atualmente, no Grande ABC. 

Sebastião é nascido em Santo André e, segundo ele, viveu também nas cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande. O deputado teve, na região, 28.731 votos. Em Rio Grande da Serra, cidade que pode se beneficiar da proposta, 354 eleitores o ajudaram a ser eleito. Ao todo, obteve 95.325 sufrágios. 

Segundo o republicano, “Rio Grande da Serra tem seu potencial turístico enorme para se tornar (estância turística). Como exemplo, trilhas ecológicas e esportes radicais, pista de skate, represa Billings, o bondinho, pedreira, estação de trem e a biquinha do Matarazzo. Lembrando também dos tradicionais festivais gastronômicos e culturais do Cambuci, festa de São Sebastião e São Francisco de Assis. Essas ações possibilitam que a cidade possa concorrer entre as demais do Estado”, justificou.

Atualmente, 70 municípios contam com o título, com poucas alterações no quadro. As cidades com essa concessão têm direito a verba anual para investirem no setor de turismo, por meio, principalmente, do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Turístico). 

Para o prefeito de Rio Grande, Gabriel Maranhão (PSDB), assim como defendeu o deputado, o município tem potencial para o setor. “(A Prefeitura) Tem investido bastante em infraestrutura (da cidade)”, citou. O tucano, por outro lado, admitiu que não tinha conhecimento de que o projeto havia sido protocolado, e, por conta disso, não havia entrado em contato com o autor do texto.

Na justificativa da matéria, Sebastião explica, ponto a ponto, motivos para Rio Grande passar a ter status de estância turística. Esta, entretanto, não é a primeira vez que um deputado tenta emplacar projeto com intuito transformar a cidade em estância. 

Os ex-parlamentares Vanderlei Siraque (PT) e José Bittencourt (PRB) já apresentaram propostas semelhantes na Assembleia, e não tiveram êxito nas oportunidades. O deputado Luiz Turco (PT), na época da eleição de 2016, conversou com o candidato do PT à Prefeitura de Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira, sobre a alternativa, mas, com a reeleição de Maranhão, a ideia não seguiu para frente. “(Luiz Turco) Não veio falar comigo (sobre este assunto)”, pontuou o chefe do Paço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;