Política Titulo
Ministro quer guardas especiais para fiscalizar trânsito
Por Do Diário do Grande ABC
25/12/1999 | 14:49
Compartilhar notícia


O ministro da Justiça, José Carlos Dias, está preparando uma proposta que prevê a criaçao de guardas especiais, independentes das polícias militares, para fiscalizar o trânsito nos estados e municípios.

Com esta medida, que será submetida ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o governo espera por um freio nas irregularidades que se proliferam em alguns Departamentos de Trânsito (Detrans) e em setores das polícias militares. "O nível de corrupçao é muito grande nos Detrans e nas polícias", afirmou José Carlos, em entrevista ao Jornal do Brasil.

Segundo o ministro, a criaçao de guardas especiais nos Detrans, sem vínculos com as polícias militares, dificultaria a prática de irregularidades comuns na fiscalizaçao do trânsito.

De acordo com ele, equipes de fiscais subordinadas diretamente aos Detrans dariam mais transparência à administraçao do trânsito. A conduta de cada guarda poderia ser acompanhada com mais cuidado pelos administradores. Os fiscais que estao no trânsito também teriam melhores condiçoes de verificar se as sançoes aplicadas a motoristas infratores estao sendo, de fato, mantidas por seus superiores.

Uniformes - José Carlos Dias defende também mudanças no modelo dos uniformes dos guardas de trânsito. Para ele, as roupas dos fiscais de trânsito brasileiros nao precisam ter o apuro dos uniformes dos guardas de Londres ou Roma, mas devem ser um pouco mais modernas.

Segundo o ministro, trata-se de uma simples mudança estética, cujo objetivo é levantar o astral dos guardas. "É difícil manter auto-estima usando aqueles uniformes (farda da polícia com faixas reluzentes)", disse.

As sugestoes de José Carlos Dias serao submetidas à apreciaçao do Contran. O Contran é composto por representantes de seis ministérios e tem na presidência o próprio ministro da Justiça. Se aprovadas, as recomendaçoes serao encaminhadas aos governadores e prefeitos. Mas, as mudanças nao param por aí. O governo deve lançar, no próximo ano, uma forte campanha em defesa da faixa de pedestre e outros importantes itens do Código de Trânsito Brasileiro.

"Vamos transformar o Brasil numa grande Brasília", disse o ministro, que ficou encantado com a educaçao dos brasilienses no trânsito.

Segundo ele, os motoristas brasilienses nao só respeitam as faixas de pedestres, como também ajudam o trabalho de fiscalizaçao da polícia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;