Memória Titulo Memória
Perante o juiz João Rela

Num município, o Cartório de Registro Civil, além do papel legal, representa um arquivo social e étnico dos mais valiosos

Por Ademir Médici
14/01/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


Em 16 de abril de 1969 o Cartório de Registro Civil de São Caetano contava com 95 livros daqueles imensos só para os registros de casamentos. É o que consta da certidão de casamento de Lázaro Tavares da Cunha e Maria Eugênia Alcântara da Cunha. Imaginem quantos livros mais foram abertos de 1969 a 2017, nos últimos 47, 48 anos.

Num município, o Cartório de Registro Civil, além do papel legal, representa um arquivo social e étnico dos mais valiosos. É só observar o caso do Dr. Lázaro, hoje juiz de paz no mesmo cartório em que se casou com a jovem Maria Eugênia.

Dr. Lázaro, mineiro de Carvalhos; Maria Eugênia, portuguesa de Santo Antonio.
Da certidão de casamento consta o nome do juiz que oficiou o casamento, João Rela, de tanta história em São Caetano.
O oficial designado foi Flávio José Grecco.
O cartório levava o nome de Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tutelas da Sede, pertencente à Comarca de São Caetano ‘do Sul’.

Observem quantas mudanças:
1 – quando o cartório foi criado, São Caetano não tinha o ‘do Sul’ no nome.
2 – O recém-criado Distrito de Paz (1916, instalado em 1917) pertencia ao Município de São Bernardo.
3 – Demorariam décadas para que o distrito fosse elevado a município e depois a comarca.
4 – Quantos juízes de paz atuaram no cartório, entre Juca Garcia e Dr. Lázaro, passando por João Rela – todos voluntários, sem remuneração, é sempre bom lembrar.

Uma linda história, história centenária, que aos poucos vamos contando para vocês.

NOSSOS DISTRITOS
São Caetano foi o quinto distrito de paz do Grande ABC, depois de São Bernardo, Ribeirão Pires, Paranapiacaba e Santo André; e antes de Mauá e Diadema.
Temos, ainda, os cartórios de registro civil de Utinga, Riacho Grande, Rudge Ramos e Ouro Fino Paulista.

PESQUISA
Nestes anos todos de Memória tivemos oportunidade de consultar, pesquisar e anotar informações nos cartórios de registro civil de São Bernardo, Ribeirão Pires, Santo André, Mauá, Utinga. Emocionante folhear aqueles livros todos, e anotar os nomes de tanta gente que construiu a história do Grande ABC.

SÃO CAETANO
Agora, São Caetano. Já entramos em contato com o servidor Douglas. Aguardamos pelo retorno do responsável pelo cartório, Dr. Vagner. Nossa missão: anotar os primeiros registros, lá atrás, início do século passado: os primeiros casamentos, os primeiros nascimentos, os primeiros óbitos, dos livros A, B, C. Anotar os nomes de todos os juízes de paz. A história de São Caetano merece.

DATAS
Temos três datas:
4-12-1916 – a da criação do Distrito de Paz de São Caetano, pela lei estadual número 1512, promulgada pelo presidente do Estado (hoje seria governador), Altino Arantes.
3-1-1917 – Eleição do primeiro juiz de paz titular, José Mariano Garcia Junior, o Juca Garcia.
6-2-1917 – Instalação do Distrito de São Caetano.

Das duas primeiras datas Memória já falou. Falta a terceira, para a qual dependemos da autorização do Dr. Vagner. Certamente ela virá. Mas que venha logo, já que o 6 de fevereiro bate às portas como um fecho de 100 anos de história do querido Distrito de São Caetano.

Em 14 de janeiro de
1917 – Às vésperas de tomar posse, assassinado o vereador eleito de Santo Amaro Carlos Schmidt. Fulminado com uma punhalada no coração pelo concunhado e adversário político Horácio de Andrade.
Carlos Schmidt nasceu em Santo Amaro, em 8-3-1873. Morre aos 43 anos. Horácio de Andrade se embrenha nas matas de Santo Amaro e está foragido.
Há 100 anos Santo Amaro era município autônomo. Limitava-se com o Município de São Bernardo, dez anos antes da formação da Represa Billings.
A guerra. Do noticiário do Estadão: a varíola no Norte da Alemanha.
1937 – Névio Albiero nasce em São Bernardo. Batateiro autêntico. Trabalhou na cidade; jogou no Palestra; colaborou muito com essa página Memória.
1962 – Sesi de Santo André entrega certificados às alunas que concluíram mais um curso de corte e costura, ministrado pela professora Marlene Cunha.
1972 – Basquete feminino do São Caetano EC sagra-se campeão no Peru.

Hoje
Dia do Treinador de Futebol
Dia do Enfermo

Santos do dia
Dácio
Odorico de Pordenone
Ida
Bv. Pedro Donders. Holandês, nascido em 1809. Foi ordenado sacerdote em 1841. Dedicou-se à Pastoral dos Enfermos e faleceu em 14 de janeiro de 1887.

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 14 de janeiro de 1987 – ano 29, edição 6340
Manchete – Inflação de dezembro passa de 7%; alinhamento de preços não deve ajustar o abastecimento de carne.
Automobilismo – Montadoras testam novos veículos em segredo. Entre eles o Kadett, da GM, fotografado por Reinaldo Martins – em mais um furo do Diário.
Polícia – Ladrão detido com bombas caseiras em São Bernardo.

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 14 de janeiro:
Em Santa Catarina, Bom Retiro
No Ceará, Cruz
No Maranhão, Paço do Lumiar
No Tocantins, Porto Alegre do Tocantins
Em Goiás, Simolândia
Fonte: IBGE.

Município paulista
Hoje é o aniversário de Miguelópolis, elevado a município em 1845, quando se separa de Igarapava, na região de Franca.

Nas ondas do rádio
Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Retrospectiva dos melhores programas de 2016 – parte 2. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Em cartaz, Paulo Vanzolini, o compositor, como informa o jornalista Milton Parron, responsável pelo Cedom (Centro de Documentação e Memória) da Band:
Vanzolini, juntamente com Adoniran Barbosa, tem a cara de São Paulo.
Aproveitando que janeiro é o mês do aniversário de São Paulo vou usar uma entrevista que fiz com ele uns 15 anos atrás.
Histórias divertidas e músicas lindíssimas e pouco conhecidas do grande público.
Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Meio século no ar (1966-2016). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.
Duas atrações desta audição: a música da fadista Glória de Lourdes e Sebastião Manoel, cantores portugueses.
Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;