Esportes Titulo
Peixe vira no fim e se aproxima da ponta
Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
26/08/2010 | 00:20
Compartilhar notícia


O Santos conseguiu vitória heroica na noite desta quarta-feira, em Porto Alegre. Mesmo com Neymar perdendo pênalti e com um jogador a menos, o Peixe foi valente e virou para cima do Grêmio. A vitória por 2 a 1, em pleno Estádio Olímpico, colocou a equipe paulista no na quarta posição do Brasileiro com 24 pontos, contra 15 do Tricolor gaúcho, que segue amargando a 17ª posição, na zona de rebaixamento.

Quem esperava o Grêmio acanhado pela má campanha se surpreendeu. Com forte marcação, a equipe gaúcha neutralizava a força ofensiva do Peixe, enquanto os atacantes Borges e Jonas levavam vantagem sobre os marcadores. A postura ofensiva dos mandantes deixava o jogo agradável, principalmente porque abria espaços para Neymar ameaçar o gol de Victor.

Logo aos dois minutos, Edu Dracena aproveitou cruzamento e, de cabeça, mandou por cima. A resposta gremista foi com bola na rede. Aos cinco, Fábio Santos cruzou na medida para Borges mergulhar e, de peixinho, abrir o marcador.

O gol deu confiança ao time gaúcho. Aos 14, Borges fez bem o trabalho de pivô na entrada a área e ajeitou para Jonas, que partiu em velocidade e bateu à direita, com muito perigo para Rafael.

Foi em jogada individual de Neymar que o Peixe quase empatou. Aos 15, ele driblou a marcação, mas bateu fraco. Três minutos depois foi a vez de Douglas assustar. O meia foi abrindo caminho e chutou forte, mas errou o alvo.

Depois dos 20, a partida perdeu intensidade. Na última chance do primeiro tempo, Jonas foi lançado e na hora do chute foi desarmado por Pará.

Percebendo que Marcel estava perdido no meio dos zagueiros, Dorival Júnior aproveitou o intervalo para trocar o jogador por Zé Eduardo, que aumentou a movimentação ofensiva. Na pressão, o Santos quase empatou. Aos oito, Marquinhos arriscou de longe e Victor espalmou. No rebote, Zé Eduardo chutou, o goleiro gremista desviou, a bola pegou no travessão e sobrou para Neymar finalizar para nova defesa de Victor.

As descidas do Santos ao ataque eram frequentes. Aos 14, Ganso cruzou para Zé Eduardo errar o cabeceio. Após tanto insistir, o Peixe conseguiu empatar. Aos 23, Zé Eduardo foi derrubado na área: pênalti. Neymar cobrou bem e marcou. No lance, Ganso sofreu lesão e precisou ser substituído.

O empate empurrou o Grêmio ao ataque. Aos 24, Borges escapou da marcação e tentou driblar Rafael, que desarmou o atacante. Aos 36, o lateral-direito Alex Sandro, que já tinha amarelo, fez falta boba e acabou expulso.

Com um a mais, os gaúchos investiram no abafa, mas foi o Santos que quase marcou. Aos 40, Vilson cometeu pênalti grotesco em Neymar. O atacante bateu, mas desta vez Victor fez bela defesa.

A vitória, no entanto, caiu no colo dos paulistas. Aos 49 minutos, Neymar puxou contra-ataque, invadiu a área e chutou. Victor defendeu e no rebote Rodriguinho mandou para rede garantindo a vitória do Peixe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;