Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Diabetes - Dr. Leo Kahn

Diabetes: É uma doença crônica caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), podendo ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação da insulina, produzido pelas células beta no pâncreas. A função principal desse hormônio é promover a entrada de glicose nas células para que possa ser aproveitada em diversas atividades celulares.

Por Dr. Leo Kahn
11/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Dia 14 de novembro é o Dia Mundial da Diabetes e, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de pessoas portadoras da doença quase quadruplicou em 34 anos.

Em 1980 o número de indivíduos adultos com diabetes era cerca de 108 milhões (4,7%) e, no ano de 2014, estimava-se que 422 milhões de pessoas viviam com a doença.

É uma doença crônica caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), podendo ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação da insulina, produzido pelas células beta no pâncreas. A função principal desse hormônio é promover a entrada de glicose nas células para que possa ser aproveitada em diversas atividades celulares.

 

Classificação

Diabetes Tipo 1 – Essa forma de diabetes é resultado da destruição das células beta pancreáticas por um processo imunológico, ou seja, pela formação de anticorpos pelo próprio organismo contra as células, beta levando a deficiência de insulina. Em geral costuma acometer crianças e adultos jovens, mas pode ser desencadeado em qualquer faixa etária.

Diabetes Tipo 2 – Nesta forma de diabetes está incluída a maioria dos casos (cerca de 90% dos pacientes diabéticos). Nesse caso a insulina é produzida pela célula beta pancreática, porém, sua ação está dificultada, caracterizando quadro de resistência insulínica. Ocorre aumento da produção de insulina para tentar manter a glicose em níveis normais e quando isso não é mais possível surge a diabetes. Ocorre principalmente em adultos a partir dos 50 anos, todavia, observa-se cada vez mais o desenvolvimento do quadro em adultos jovens e crianças.

Diabetes Gestacional – Atenção especial deve ser dada à diabetes diagnosticada durante a gestação. Pode ser transitória ou não e, ao término da gravidez, a paciente deve ser investigada e acompanhada. Na maioria das vezes é detectado no terceiro trimestre da gravidez, através de teste de sobrecarga de glicose.

Outros Tipos de Diabetes – Outros tipos de diabetes são bem mais raros e incluem defeitos genéticos da função da célula beta, defeitos genéticos na ação da insulina, doenças do pâncreas (pancreatite, tumores pancreáticos, hemocromatose), outras doenças endócrinas (síndrome de Cushing, hipertireoidismo, acromegalia) e uso de certos medicamentos.

 

SINAIS E SINTOMAS:

Sede intensa

Visão turva

Perda de peso

Problemas de ereção

Urinar em excesso

Aumento do apetite

Cansaço

Perda da sensibilidade dos pés

 

Diagnóstico laboratorial pode ser feito de três formas:

Glicemia de jejum maior de 126 mg/dl (jejum de oito horas).

Glicemia casual (colhida em qualquer horário do dia, independentemente da última refeição realizada (maior que 200 mg/dl em paciente com sintomas característicos de diabetes.

Glicemia maior que 200 mg/dl duas horas após sobrecarga oral de 75 gramas de glicose.

 

Saiba mais:

O diagnóstico precoce da diabetes é importante não só para prevenção das complicações agudas já descritas, como também para a prevenção de complicações crônicas.

Mantenha seu peso ideal.

Dieta alimentar equilibrada, evitando doces e carboidratos em excesso.

Faça atividades físicas regularmente.

Evite o uso de bebida alcoólica.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil cerca de 7% das gravidezes são complicadas pela hiperglicemia gestacional.

Entre os fatores que podem agravar o quadro está o ganho de peso excessivo durante a gestação, obesidade, idade avançada, hipertensão arterial, síndrome dos ovários policísticos, histórico familiar e gestação múltipla.

Consulte um médico pelo menos uma vez ao ano.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;