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Rodovia Índio Tibiriçá terá passarelas e calçadas
Por Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
25/06/2005 | 07:26
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A Secretaria Estadual dos Transportes vai liberar R$ 5 milhões extras para as intervenções na rodovia Índio Tibiriçá (SP-31). A verba será destinada a obras de segurança a pedestres. O anúncio foi feito na manhã de sexta-feira pelo secretário estadual Dario Rais Lopes, durante assinatura que autoriza o início das obras na estrada. O Estado havia garantido R$ 20,2 milhões para as obras da rodovia.

Alvo de críticas, o projeto de reforma não trazia qualquer intervenção voltada para a segurança dos pedestres. A verba inicialmente prevista para a revitalização será destinada a recapeamento dos 37,2 quilômetros da estrada - que vai de São Bernardo a Suzano, passando por Santo André e Ribeirão Pires -, construção de três trevos de acesso e sete pontos de duplicação, que juntos totalizam 6,1 quilômetros de extensão.

Os R$ 5 milhões extras deverão ser utilizados para a construção de passarelas e calçadas à margem da estrada. O conjunto de intervenções será definido nos próximos 18 meses, período previsto para a duração das obras de reforma da Índio Tibiriçá. "Quero circular pela estrada pelo menos uma vez por mês para identificar os pontos que se tornarão críticos com a revitalização", afirma o secretário dos Transportes, Rais Lopes.

Diferentemente de outras estradas do Grande ABC, a Índio Tibiriçá é rodeada por bairros periféricos que formam o conhecido corredor polonês. Por esse motivo, a circulação de pedestres é grande na estrada. Crianças utilizam diariamente o acostamento para ir à escola.

A Índio Tibiriçá foi apelidada de estrada da morte. As estatísticas explicam: 142 feridos e sete mortos entre janeiro e maio deste ano. Desde 1970, o governo estadual é pressionado a fazer reformas na Índio Tibiriçá, um dos principais corredores de interligação entre a Baixada Santista e o Leste do Estado, por onde circulam todos os dias cerca de 19 mil carros e caminhões. Mesmo assim, a revitalização que será realizada é mais tímida do que a discutida pelo Estado inicialmente, que previa nove trevos (e não três) e oito quilômetros de duplicação (ao invés de 6,1).

Reforma - Os trabalhos na rodovia Índio Tibiriçá começam na segunda-feira. O superintendente da construtora Ferreira Guedes, Erasto Messias da Silva Júnior, responsável pela obra, diz que está sendo concluído levantamento topográfico da pista e as máquinas devem ser levadas para o canteiro de obras dentro de dez dias. De acordo com Messias, não estão previstas interdições totais na rodovia durante a execução dos trabalhos. "Vamos fazer apenas fechamentos parciais, de uma pista por vez", diz Silva Júnior.




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