Economia Titulo
Banco do Japão (BoJ) adota visão mais otimista para economias regionais
Por
17/10/2016 | 04:45
Compartilhar notícia


O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) adotou uma postura mais otimista em relação às economias regionais do país em relatório trimestral divulgado nesta segunda-feira, possivelmente ampliando incertezas sobre a perspectiva das políticas do governo no futuro próximo.

Os dirigentes locais do BC japonês melhoraram sua avaliação para duas das nove regiões do Japão, uma vez que a economia continua se recuperando moderadamente. Por outro lado, a avaliação de uma região foi rebaixada.

Em julho, o BoJ revisou duas regiões para baixo e deixou as demais inalteradas.

Muitos analistas preveem que as autoridades japonesas vão evitar prover mais estímulos, a menos que haja algum tipo de choque econômico, como uma valorização acentuada do iene, que tenderia a prejudicar as exportações.

No mês passado, o BoJ decidiu estabelecer uma meta de juro zero para o rendimento dos bônus do governo japonês (JGBs) de 10 anos, como parte de sua política monetária, em novo esforço para combater a ameaça da deflação. Ao mesmo tempo, o BC japonês flexibilizou seu programa de compra de JGBs, que tinha o intuito de gerar inflação de 2% o quanto antes, e reconheceu a dificuldade de superar a cultura deflacionária do país.

Em discurso preparado para um encontro dos dirigentes locais do BoJ, o presidente da autoridade monetária japonesa, Haruhiko Kuroda, disse que a instituição continuará "a fazer os ajustes de política necessários para manter o ímpeto em direção à meta de estabilidade nos preços, com base nas condições econômicas e de preços". Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;