Economia Titulo
Commodities ajudam na alta do real
Por
31/10/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


Os preços das commodities foram os que mais contribuíram para a apreciação do real nos últimos 12 meses, segundo modelo do Santander que desagregou as contribuições de quatro variáveis que influenciam o câmbio. As commodities, segundo a economista do banco Tatiana Pinheiro, que tomou como base o Commodity Research Bureal, índice que mede a variação dos preços destes produtos no mercado internacional, contribuíram com 16% da apreciação do real nos últimos 12 meses.

O modelo considerou o indicador de volatilidade implícita das Bolsas dos Estados Unidos, usado para medir o apetite ao risco; o DXY, que é um índice que considera o dólar face a a cesta de moedas; e taxa de juros interna. No período de 12 meses, o VIX contribuiu muito pouco, ficando próximo de zero e o DXY contribuiu com variação pequena. A taxa de juros interna também contribuiu pouco para a apreciação cambial.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;