Setecidades Titulo
Música erudita serve de lição a educadores
Por Artur Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
25/10/2005 | 08:11
Compartilhar notícia


Harmonia, disciplina, organização, sincronismo e talento. É o que educadores do Sesi e Senai devem aprender – e depois levar para suas salas – em apresentação da Orquestra Filarmônica Nacional, às 19h do dia 28 de outubro, em São Bernardo. O evento ocorre na escola Mário Amato, do Senai, e faz parte do projeto Sinfonia Educar.

"A pessoa deve levar para sua área de atuação os segredos da orquestra, que sejam úteis no dia-a-dia, como ficar atento, concentrado, repetir inteligentemente e melhorar a performance", explica o maestro Walter Lorenção, regente da orquestra. A apresentação-palestra de Lourenção começou em empresas e, trazida para o segmento do ensino, deve passar em 2006 por mais de 20 cidades do Estado de São Paulo.

Os cerca de 600 educadores que participarão do concerto terão diferente experiência. Lourenção rege a orquestra e, ao mesmo tempo, explica como conceitos usados no mundo musical podem servir para qualquer outra área, inclusive, a educação. "Eu falo e a orquestra ilustra. Mas não falo muito, não. Não é um congresso", brinca o maestro, que também é filósofo e especialista em neurolingüística.

"Vamos expôr os processos da orquestra, como encarar educação como construção, alto trabalho com erro zero, fusão, prazer em atingir patamares", afirma Lourenção. Todos os músicos são membros das orquestras da USP, Osesp, Unicamp e do Teatro Municipal de São Paulo.

Este ano, o projeto já passou pela capital e por Araraquara. Em empresas, foram 3 mil apresentações. "A relação entre talento e motivação é a alma das empresas hoje em dia", define o maestro Lorenção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;