Cultura & Lazer Titulo
Tributo ao Samba Jazz
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
04/02/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O clima ainda é de bastante comemoração. Em brinde aos 30 anos de parceria afetiva e musical, Joyce e Tutty Moreno lançaram o álbum Samba Jazz & Outras Bossas (2007), pela gravadora inglesa Far Out. O disco acaba de ganhar edição nacional (Biscoito Fino, R$ 34). A novidade é a versão com letra do choro Garoto, dedicatória ao violonista Aníbal Sardinha.
"Não há qualquer tipo de competição. Um torce muito para o outro. Ainda vamos bem longe", aposta a carioca Joyce Moreno, que assina primeiro trabalho em parceria com o marido, o criativo baterista Tutty. Antes deste lançamento, um músico sempre colaborou com álbuns individuais do outro.
Além de festejar as três décadas de união na vida e na música, período apelidado de ‘Bodas de Vinil', o projeto faz tributo à sonoridade que embalou a adolescência do duo, nos anos 1960. "O samba jazz é uma música criativa, tocada com liberdade, soltura, improvisação".
Os dois pertencem à mesma geração. As lembranças de Tutty remetem a Salvador. No caso de Joyce, Rio. "Era uma cidade tranquila que ainda não havia ‘inchado'. Brotava música interessante por todos os lados", recorda a violonista.
No CD, tudo foi feito a quatro mãos: escolha de conceito, músicos, repertório. Inicialmente, o disco seria instrumental. "Tutty sugeriu faixas com letra porque algumas pessoas sentiriam falta. Então, ficou metade e metade", conta.
São dez composições de Joyce. Entre as instrumentais, Penalty e Feijão com Arroz, ainda sustentadas pelos vocalises da carioca. Das que possuem letra, Compositor (com Paulo Pinheiro) é a mais oportuna ao refletir sobre os direitos autorais. "Deve-se respeitar a lei e não tentar fazer modificações esquisitas. Parece intenção de grandes empresas não pagar por conteúdo", posiciona-se Joyce, primeira compositora brasileira a se expressar na primeira pessoa do feminino, na história da MPB.
Entre as dedicatórias do álbum, músicas de compositores ou sobre criadores que influenciaram a formação do casal. A seleção recaiu sobre Baden Powell/ Vinícius de Moraes (Berimbau), Luiz Reis/ Haroldo Barbosa (Devagar com a Louça) e outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;