Setecidades Titulo
Cambuci inspira pratos em festival em Paranapiacaba
Illenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
16/04/2005 | 13:06
Compartilhar notícia


A pacata Vila de Paranapiacaba, onde vivem cerca de 1,5 mil pessoas, verá nos próximos dias o volume de gente que circula pelas ruas históricas de paralelepípedo se tornar seis vezes maior. Tudo por causa do cambuci, frutinha verde por fora, branca por dentro e de gosto ácido que, nesta época do ano, vira coqueluche no Grande ABC. Começou neste sábado a segunda edição da Festa do Cambuci, o festival gastronômico de Paranapiacaba que oferece aos turistas pratos feitos com o fruto típico da região.

Durante este final de semana e os quatro dias de feriado prolongado (de 21 a 24 de abril), quem prestigiar o evento na vila histórica, que faz parte dos festejos pelo aniversário de Santo André, terá opções para todos os paladares e pode se surpreender com a sofisticação do cardápio, que vai muito além do tradicional licor e da pinga curtida em cambuci.

Ao todo, são 17 pequenos estabelecimentos espalhados pe-la Vila que oferecem opções de comidas doces e salgadas. A novidade deste ano é o salmão defumado com risoto de abóbora e cambuci, e os artesanatos, que incluem desenhos e bonecas de pano. Na primeira edição da festa, a Vila recebeu mais de 9 mil visitantes, todos de olho grande nas delícias do fruto. A expectativa é atrair um número ainda maior de turistas a partir de domingo. "Por causa dos quatro dias de feriado, esperamos mais gente do que no ano passado", afirma a gerente de Turismo de Paranapiacaba, Daniela Pin.

Ao chegar à vila histórica, o visitante receberá um roteiro com os endereços dos restaurantes e os respectivos pratos servidos. Em cada um, pode encontrar uma especialidade diferente. "Isso pode tornar o passeio ainda mais agradável, porque o turista come um prato salgado num ponto e depois pode apreciar a sobremesa em outro. Assim, aproveita para dar uma volta pela Vila", sugere Daniela.

Além do risoto, o yakissoba e a panqueca de carne moída temperadas com o fruto também são ótimas opções. As sobremesas são muitas: tortas, musses, flans, bombons, bolos. Tem ainda o suco de cambuci, o creme de cambuci, o sorvete de cambuci, o licor de cambuci, a pinga de cambuci...

Fruto típico da Mata Atlântica, o motivo da festa gastronômica é colhido nesta época do ano e, como prova a lista de pratos que contém o ingrediente, é bastante versátil. Além disso, é rico em vitamina A, complexo B e ferro. Difícil de se enjoar e de se recusar a próxima garfada de um prato à base da fruta. No último dia do evento, 24 de abril, haverá mesas de degustação preparada por todos os expositores, em comemoração à inauguração da reforma do Clube União Lyra Serrano. A entrada é gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;