Setecidades Titulo
Instituição de Mauá ganha prêmio por reconhecimento comunitário
Angela Martins
Especial para o Diário do Grande ABC
02/04/2006 | 08:21
Compartilhar notícia


Com atuação de 38 anos em Mauá, o COF (Centro de Orientação da Família), ganhou do Inbrap (Instituto Brasileiro de Opinião Pública) o prêmio Top of Mind Brasil de Consagração Pública, no último dia 17. Uma pesquisa feita na cidade indicou essa instituição como a preferida dos cidadãos mauaenses. Atendendo a cerca de 500 pessoas por mês, o COF faz encaminhamentos para consultas médicas e exames, mantém uma farmácia, e ainda distribui alimentos e agasalhos.

"Atuamos em sistema de parcerias com médicos e laboratórios. Também recebemos doações de remédios, roupas, alimentos, livros e dinheiro para mantermos nossas atividades", relata Francisco Inácio Pereira Rito, 66 anos, voluntário do COF há dez anos.

E não são apenas residentes em Mauá os beneficiados pelo COF. Pessoas carentes de outras cidades que não conseguem ser atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) podem procurar a instituição. "Já teve o caso de um menino da Bahia que precisava passar com um neurologista e a família nos procurou", lembra Francisco Rito. Pedidos de remédios só são aceitos mediante apresentação da receita médica e recolhimento dos dados do solicitante. Geralmente, quem solicita os serviços da entidade traz consigo um quilo de alimento não-perecível como contribuição. "Mas não é obrigatório; quem não pode ajudar, é atendido da mesma forma", diz o voluntário Rito.

"Eu gosto muito do que faço", declara a vice-presidente da instituição, Salvelina Oliveira dos Santos, 46 anos. Ela conta que muitos chegam até eles no limite da sobrevivência. "Tem gente que chega aqui por que está passando fome e frio", relata. O representante comercial Roberto Silva, 49, aprova o serviço prestado pelo COF. "O trabalho que eles fazem é muito importante."

Sem nenhuma ajuda de órgãos públicos, o COF ainda pretende montar uma biblioteca com os livros que são doados para a instituição.

Quem quiser contribuir com o COF deve ir até a sede da entidade – rua Dom José Gaspar, 241, bairro Matriz. Telefone: 4555-0113. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;