Política Titulo Desenvolvimento Sustentável
Conselho de Arquitetura publica carta aberta a prefeitos

Ideia é auxiliar gestores e também vereadores a pensarem soluções para os municípios

Por Vitória Rocha
Especial para o Diário
19/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Em tempos crescentes problemas de Mobilidade Urbana, diminuição de espaços verdes nas cidades e aumento das áreas periféricas das metrópoles, o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) elaborou carta aberta aos futuros prefeitos e vereadores para melhora da gestão e das condições de vida nos municípios.

A proposta foi elaborada por 400 profissionais e é resultado de dois seminários da CAU, tendo como norte três princípios básicos: auxiliar na governança, propor plano de desenvolvimento urbano que integre todos os setores sociais e transparência com a população por meio do monitoramento das metas da execução dessas metas dos administradores.

Integração é a palavra-chave do documento de cinco páginas. “É urgente a instituição de governança envolvendo estados e municípios metropolitanos, como previsto no Estatuto da Metrópole, coordenando as diversas políticas setoriais e ações (mobilidade, abastecimento d’água, educação, saúde, economia, biodiversidade, energia e resíduos sólidos) dentro de moldura coerente”, informa o primeiro tópico referente à governança.

Nessa linha, o presidente do CAU, o arquiteto Gilberto Belleza, explicou que o objetivo da proposta é, de fato, atuar em conjunto com o plano de governo dos chefes dos Executivos municipais. “A carta coloca alguns princípios no sentido de melhor desenvolvimento urbano, das questões habitacionais. Queremos que o dirigentes das cidades assumam seus papéis nos desenvolvimentos das metrópoles, traçando as diretrizes necessárias para isso”, disse.

De acordo com o Belleza, a ideia para a efetivação desse documento já vem sendo desenvolvido há algum tempo, diante das necessidades apresentadas pelas metrópoles, e tem sido bem recebida pelas pleiteantes dessa eleição. “Essa carta vem no sentido de mostrar as contribuições que os arquitetos podem dar e como nos podemos auxiliar no desenvolvimento das cidades e os governos”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;