Eleições 2016 Titulo Sabatina
Alex Manente quer conveniar 100 creches em São Bernardo

Deputado federal projeta fazer parcerias com instituições filantrópicas para aumentar vagas

Vitória Rocha
Especial para o Diário
17/09/2016 | 07:04
Compartilhar notícia
Marina Brandão


Deputado federal pelo PPS e postulante à Prefeitura de São Bernardo, Alex Manente afirmou que, se eleito, pretende conveniar pelo menos 100 novas creches em parceria com instituições filantrópicas da cidade. O popular-socialista esteve na sede do Diário ontem, durante a realização de nova rodada de sabatinas com os prefeituráveis transmitidas ao vivo pelo Facebook, pelo site www.dgabc.com.br/tv e pelo canal do Diário no YouTube (www.youtube.com/dgabctv).

“Nós temos entre 4.000 e 5.000 crianças fora das creches. Então, nós vamos criar convênios com instituições filantrópicas. Minha meta ao fim do governo é ter pelo menos 100 pequenas creches de 40 vagas espalhadas pelas vilas para poder atender o pai e a mãe próximo de suas casas. Eu sou contra o conceito de grandes creches porque você não cuida bem e não faz justiça com quem precisa”, explicou, dizendo que vai colocar sob incumbência das APMs (Associações de Pais e Mestres) a compra de uniformes escolares. “Claro que haverá fiscalização do processo.”

De acordo com o deputado, a ideia é que essas organizações façam a manutenção das novas instituições, de forma a dar preferência para famílias de baixa renda. “As instituições querem isso, já temos espaços (para construir) em cada vila. Onde não tiver uma instituição (para investir), a Prefeitura vai fazer. Há muita injustiça porque hoje, até por determinação da lista, é por ordem de chegada, então atende a qualquer pessoa que se inscreve, independentemente do requisito social. Assim, às vezes o pai e a mãe que precisam acabam ficando na lista de espera”, disse.

Ainda na área da Educação, o postulante prometeu que também dará prioridade para os uniformes escolares, mudando a forma como a questão é gerenciada hoje. “Vamos fazer repasses para as associações de pais e mestres e elas que farão as contratações de costureiras e confecções dos bairros para poder entregar esse uniforme antes do início do ano letivo”.

No que tange à Saúde, Alex explicou que dará continuidade a obras e projetos que já estão em curso, como a do Hospital de Urgência e Emergência da cidade. “Podemos até modificar a utilização dela (obra), mas não iremos parar. Inclusive se a obra do hospital for iniciada, vamos continuar, apesar de acreditarmos que o recurso da Saúde hoje está sendo muito mal utilizado, direcionado apenas para urgência e emergência. Não temos um trabalho preventivo.”

O deputado também expôs a ideia de fazer uma parceria com as universidades da região. “Atualmente, apenas 15% da capacidade do nosso Hospital das Clínicas é utilizada, então queremos fazer como fazem na Capital com a USP (Universidade de São Paulo) e utilizar nossa estrutura com equipes de residentes das universidades para ter condições de gastar pouco, fazer prevenção e também realizar atendimentos nos bairros”, ponderou o popular-socialista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;