Esportes Titulo No Rio de Janeiro
Paraolimpíada tem início com chance de pódio para o Brasil

Odair Santos é nome forte para a prova dos 5.000 m; abertura emocionou o Maracanã

Por Anderson Fattori
08/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de emocionar o mundo com a cerimônia de abertura, nesta quarta-feira, os Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro começam efetivamente hoje com três disputas de medalha, todas no atletismo. O primeiro campeão será conhecido na prova dos 5.000 m masculino, com largada às 10h e com boas chances de ter o Brasil no pódio.
Odair Santos será o único anfitrião na prova. Prata em Atenas-2004 e bronze em Pequim-2008, nos 5.000 m, ele ainda tem mais cinco medalhas em distâncias mais curtas, mas curiosamente nunca subiu no lugar mais alto do pódio – são três pratas e quatro bronzes.
Nascido em Limeira, no Interior, Odair, 35 anos, começou a perder a visão aos 9 anos por causa de retinose pigmentar, ficou totalmente cego em 2010, quando mudou de categoria.
As outras duas provas com distribuição de medalhas hoje não vão envolver atletas brasileiros. Às 10h05, começa a final do arremesso de peso masculino e, às 10h10, a decisão no lançamento de disco masculino.
O Brasil estará em ação em outros esportes, com destaque para o goalball masculino, modalidade que rendeu ao País a medalha de prata nos Jogos de Londres-2012. O jogo será às 9h, contra a Suécia – às 10h15, as mulheres pegam os Estados Unidos. Às 10h, será a vez da estreia do futebol de 7, com o duelo entre Brasil e Grã-Bretanha.
Haverá anfitriões também no tênis de mesa masculino e no judô, masculino e feminino.

ABERTURA
O Brasil cumpriu bem seu papel e organizou festa emocionante para dar as boas-vindas à Paraolimpíada. A cerimônia, que contou com presença de centenas de atletas, fez lotar as dependências do Maracanã.
Apesar dos espetáculos musicais e de arte, dois momentos roubaram a cena. O primeiro foram as vaias do público quando o presidente da Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, agradeceu o apoio dos governos municipal, estadual e federal nos Jogos. O segundo foi a queda da ex-atleta paraolímpica Márcia Malsar, que caiu ao conduzir a tocha, se levantou o concluiu o trajeto sob muitos aplausos.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;