Setecidades Titulo
Festa Italiana continua e tem show de Fred Rovella
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
13/08/2011 | 07:25
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A partir de hoje, toneladas de massas, carnes e doces típicos, além de pães, queijos e vinhos voltam à cena no bairro Fundação, em São Caetano, onde ocorre a 19ª Festa Italiana. Tudo regado a Fred Rovella Banda Show, figura obrigatória em qualquer evento do gênero no País. Amanhã, na parte musical, sobem ao palco da Praça Comendador Ermelino Matarazzo o cantor Sergio de Rosa e o Grupo Nostra Italia.

Das 22 entidades que participam da festa e representam 20 regiões administrativas italianas, a barraca do Circolo Italiano de São Caetano é, sem dúvida, aquela em que os voluntários carregam no sotaque, cantam, falam alto, e, evidentemente, gesticulam muito. A maioria oriundi da Itália. Mas tem exceção. É o caso do advogado e presidente do Circolo, Alexandre Funaki, filho de pai e avô japoneses e de mãe descendente de italianos.

E é exatamente o meio japonês e meio italiano quem comanda a cozinha na barraca, que tem como carro-chefe o macarrão spaguetti ao sugo. "O diferencial nosso fica por conta do molho de tomate italiano tradicional, mais alguns temperos que são segredos de estado", afirmou, em tom de brincadeira.

Outro atrativo gira em torno do preço: R$ 4, o valor mais baixo do mesmo prato entre os concorrentes. E mais, servido em copo de isopor, o que o mantém quente e prático para comer, segundo o vendedor Funaki. Além dos 40 quilos do macarrão para o fim de semana, 20 foram reservados de nhoque, outra opção oferecida pelo Circolo Italiano.

A Paróquia Sagrada Família representa a Umbria na festa e oferece os apetitosos lanches de pernil e linguiça toscana. Sônia Regina Moreira dos Santos, uma das integrantes da comissão de festas da igreja, providenciou 60 quilos da carne de porco e 40 da linguiça. Detalhe: o pernil é assado, desfiado e vai na chapa, com opção de queijo ou não. 

Festa Italiana: hoje, amanhã, 20 e 21, 27 e 28, a partir das 18h. Ruas 28 de Julho e Mariano Pamplona. Entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;