Setecidades Titulo Solidariedade
Projeto distribui conforto a crianças com câncer
Natália Scarabotto
Especial para o Diário
28/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC:


Um pequeno travesseiro com bracinhos, perninhas e rostinho serve como incentivo para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Os bonecos fazem parte do projeto familiar Naninhas de Luz, que distribui o presente aos pequenos em diversos hospitais e instituições, sendo a Casa Ronald McDonald e o Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) na região, com o objetivo de confortar e animar os pacientes.

Todos os personagens são feitos artesanalmente com materiais provenientes de doações. As produções começam a ser realizadas na casa de Christiane da Costa Glória, uma das responsáveis pelo projeto. Junto com os pais e filhos, ela escolhe e combina os retalhos de tecidos que serão utilizados em cada naninha. A mistura de pedaços de pano faz com que cada boneco seja diferente.

A segunda parte do processo de criação conta com a ajuda de costureiras voluntárias que unem cada parte dos bonecos. Depois, são preenchidos com fibra de poliéster, material escolhido para evitar causar alergia nas crianças. Para finalizar, são colocados os olhinhos e ensacados. As naninhas também ficam cerca de 20 dias embaladas antes de serem entregues para evitar qualquer tipo de contaminação.

O projeto nasceu em 2014 e já distribuiu mais de 1.000 travesseiros. “Acho supergostoso para dormir apoiada nele e é muito bonitinho”, conta a adolescente Taynara Santana, 15 anos.

Atualmente, os travesseiros são entregues, mensalmente, em cerca de cinco locais. A quantidade de bonecos para cada hospital ou instituição varia de acordo com o número de pacientes. Para Christiane, o projeto é importante porque “a criança passa por longo período de tratamento e, quando ela ganha a naninha, fica mais feliz. É um aconchego para se sentirem mais seguras”.

As mães também aprovam e acreditam que o presente seja boa maneira de ajudar os pequenos. “É algo bem legal, porque eles ficam felizes e acaba distraindo eles do tratamento e das medicações”, afirma a dona de casa Jaqueline Ferreira, 30.

Para conseguir os materiais, a família tem grupo no Facebook chamado Naninhas de Luz, que reúne 1.400 pessoas, que contribuem fazendo doações de materiais como tecidos, linhas ou quantias em dinheiro.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;