Fechar
Publicidade

Sábado, 27 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Decadência e elegância

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC

04/11/2011 | 07:15


Mescla de burlesco, épico e dramático - ainda com pitada de brega - Sub-Pop-Ópera dos Mendigos estreia hoje em São Bernardo, gratuitamente.

E não inaugura apenas como espetáculo musical. Marca o início do grupo O Maravilhoso Escritório Teatral, coletivo de 24 artistas - a maioria formada na Fundação das Artes - que viu no incentivo angariado em São Bernardo pelo programa municipal de Valorização de Iniciativas Culturais, a oportunidade de montar seu projeto de pesquisa.

A partida da montagem foi a pesquisa sobre o universo burlesco do diretor musical Reinaldo Sanches. A escolha recaiu sobre A Ópera dos Mendigos, de John Gay. Musical que, na visão do diretor Celso Correia Lopes, daria possibilidade de expansão de pesquisa ao grupo.

Entre atores e músicos, são 28 pessoas em cena, entoando músicas próprias e temas de gente como Gretchen e Sidney Magal.

A história se passa no casamento de MacNavalha e Polly. Ele é do submundo, mistura de charme e malandragem, um ladrão barato, enquanto a mocinha é filha de um poderoso empresário. A celebração das bodas mistura todo tipo de gente, de prostitutas e ladrões a homens de negócio.

"Esses acontecimentos são pano de fundo para falarmos sobre oportunidades. Os personagens chegam a momentos em que têm de decidir a seguir de acordo com sua individualidade ou em caráter coletivo", conta o diretor Celso Correia Lopes.

A mistura de luxo e lixo, do decadente e do elegante, também entra em pauta. O que justifica o acréscimo de pop e sub à adaptação. "O texto original não tem intenção de falar sobre classes sociais, mas acaba falando. Nós a usamos para falar também da relação do brasileiro em fazer arte. É como o Carnaval, onde se vê fantasias luxuosas e gigantes, que muitas vezes são confeccionadas por gente que vem do morro."

O mesmo trabalho de formiga que eles tiveram para levantar a montagem. "Todos nos envolvemos até a tampa com as pesquisas de gênero e com cenário, adereço etc", conta Victor Merseguel, protagonista da trama - também integrante do grupo Karallargá.

Agora, todos correm para levar o espetáculo além de São Bernardo. "Estamos em conversa com secretarias de Cultura e espaços privados de arte. A certeza é de que voltaremos a nos apresentar em janeiro", acrescenta Lopes.


Sub-Pop-Ópera dos Mendigos -Musical. No Teatro Lauro Gomes - Rua Helena Jacquey, 171, São Bernardo. Tel.: 4368-3483. Hoje e amanhã, às 21h e dom., às 19h. Grátis.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;