Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 27 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Computador de mão faz 10 anos


Bárbara Ladeia
Especial para o Diário

05/04/2006 | 08:31


O computador de mão completa neste mês dez anos de existência e quem ganha o presente são os usuários. Desde abril de 1996, o Pilot da empresa Palm, aparelho que executava poucas funções de agenda e bloco de notas, evoluiu e ganhou novas ferramentas e outros concorrentes. Hoje, os computadores de mão estão além de uma simples agenda eletrônica e oferecem diversos serviços como GPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global), sistema de mídia player, conexão na internet e várias opções de entretenimento.

A tendência de convergência de tecnologias tem guiado os fabricantes dos chamados handhelds nos últimos anos. Um exemplo disso é a Palm, que além de ser pioneira na produção de computadores de mão, acredita que o segmento possui grandes possibilidades de crescimento. “É um mercado novo que tem apresentado um forte potencial”, afirma Alexandre Szapiro, vice-presidente da Palm para o Cone Sul e Chile.

Entre os últimos lançamentos da empresa está o smart phone Treo 650 (R$ 2 mil, preço médio), que além de armazenar dados, possui função de telefone, permite a conexão à internet, tira fotos e reproduz arquivos em MP3. “O produto evoluiu muito, ficou extremamente completo. Com isso, as vendas estão além das nossas expectativas”, conta Szapiro.

O mercado para esse tipo de produto é muito amplo. No entanto, ainda se restringem às classes mais altas que podem desembolsar uma boa quantia na hora de investir no handheld. No entanto, a própria Palm pretende mudar esse quadro ainda em 2006. “Nossa proposta para este ano é popularizar a utilização deste produto”, afirma o vice-presidente.

A Dell, fabricante de computadores, também apresentou novos conceitos no ano de aniversário do computador de mão, o Axim X51v (R$ 1.999). A aposta recai em aparelhos com maior potencial em elementos de entretenimento, o que melhora a reprodução de jogos e filmes, além da conexão com a internet. “Agora temos tela VGA, de 3,7 polegadas e o acelerador gráfico que oferece qualidade de imagem quatro vezes superior à convencional”, explica Carla Wagner, gerente de produto.

Plataformas – Atualmente, dois sistemas operacionais dominam o mercado. Embora existam outros programas, com participação importante no exterior, no Brasil as plataformas da Microsoft e da Palm respondem por mais de 80% deste nicho, segundo Luciano Krob Meneghetti, professor do curso de Engenharia da Computação da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo).

O principal ponto a ser observado é sobre o tipo de atividade que será desenvolvida com o aparelho. Por funcionar em sistemas operacionais diferentes, o portador de aparelhos da Palm não consegue transferir arquivos com facilidade para o computador fixo que, em geral, funciona com sistemas da Microsoft.

Por outro lado, para os produtos da marca Palm existem uma infinidade de softwares que são gratuitos e podem ser baixados pela internet. “A Palm tem um preceito de coletividade na distribuição gratuita dos seus aplicativos”, explica o professor Meneghetti.

Mas quem preferir o sistema Microsoft não contará com tantas opções em freewares. “É quase um pecado o cliente não ser informado de que existe essa incompatibilidade. Se por um lado eu tenho muito mais opção em softwares com a Palm, eu perco na sincronização com o meu desktop.” (Supervisão de Adriana Mompean)



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;