Esportes Titulo
Mauá planeja ficar entre os dez melhores dos Jogos Regionais
Gabriela Araújo
Especial para o Diário
19/07/2005 | 09:42
Compartilhar notícia


Para ser bem representada nos 49º Jogos Regionais, realizados este ano na Praia Grande entre os dias 20 e 30 de julho, a cidade de Mauá tem exigido bastante de seus atletas. Os 261 participantes das equipes do município concorrem em 16 modalidades e têm treinado em média 20 horas semanais para que possam superar a 13ªposição alcançada no ano passado.

  O objetivo do secretário de Esportes, Turismo e Lazer, Francisco de Carvalho Filho, o Chico do Judô, é fazer com que a cidade fique entre as dez primeiras. “Considerando a colaboração de todos e a promissora fase de expansão imprimida no esporte mauaense em geral, esperamos que nosso objetivo seja alcançado para orgulhar nossa população”, disse.

  O esporte começa a crescer na cidade. Segundo o secretário, a prioridade de Mauá em anos anteriores era o esporte como recreação e não competição. Com a mudança na prefeitura, o esporte competitivo passou a receber maior atenção, “mas não se monta uma estrutura esportiva do dia para a noite. O orçamento já estava feito desde o ano passado. O atleta precisa de ajuda para se manter, a prefeitura apóia a equipe como pode”, diz Chico do Judô.

  Além disso, algumas empresas ajudam nas despesas, com passagens e alimentação. Outras formam parcerias com a cidade. É o caso do Independente Futebol Clube, que monta a equipe de vôlei feminino, e do Atlético Industrial, que forma a de vôlei masculino.

  “As equipes de xadrez, taekwondo, judô e futebol estão com muita garra. Elas estão conscientes que precisam mostrar que têm potencial. A integração entre técnicos e atletas trará bons resultados para a cidade”, acredita o secretário.

  Outro esporte forte na cidade é o judô. A equipe mauaense trouxe duas medalhas de bronze para a cidade nos Jogos de 2004, com os judocas Márcio Issao Takeda Okada (meio leve) e Alan de Oliveira Silva (super ligeiro).

  “No ano passado ficamos em sexto lugar e estamos treinando forte, três vezes por semana para melhorarmos a colocação”, diz o professor da equipe, Kaor Okada. Ele ressalta a qualidade dos judocas da região do Grande ABC. “Temos cidades muito fortes. Algumas prefeituras investem muito, contratam atletas para os jogos. Aqui não, é tudo a base, mas todos têm garra, vontade, o pessoal está bem forte e todos têm chances de medalha”.

  O medalhista Márcio Okada confirma o talento do Grande ABC no esporte. “A base da seleção está aqui, atletas, reservas, tudo. A elite do judô brasileiro está na região”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;