Palavra do Bispo Titulo Coluna
Padre e sua missão

O sacerdote é o amor do coração de Jesus que se manifesta em uma pessoa

Por Dom Pedro Cippolini
08/08/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


No início deste mês de agosto, no qual celebramos o padroeiro dos padres, Santo Cura d’Ars, rezemos pelos nossos padres. Procuremos ajudá-los a viverem sua sublime vocação. Que perseverem em tempos difíceis mantendo a autoestima mesmo quando são rejeitados, ou agredidos, como está acontecendo. O padre é representante de Deus.

Num mundo onde avança a rejeição a Deus é natural que seus representantes sejam agredidos.

Todas as vocações são dadas por Deus e são sublimes. A grande e primeira vocação do ser humano é a filiação divina: tornar-se em Jesus Cristo filho de Deus. Jesus ensinou a chamar Deus de Pai nosso. Esta vida de amor filial a Deus tem como consequência o amor fraternal aos irmãos.

É o que Jesus ensinou.

Jesus deixou-nos a igreja, nela temos vários carismas e vocações, para múltiplas tarefas que constroem, na caridade, um novo mundo possível: o Reino de Deus que tem início aqui e se consuma na eternidade. Um destes carismas é o serviço sacerdotal. Jesus quis ter 12 apóstolos: “Jesus constituiu o grupo dos 12, para que ficassem com Ele e os enviassem a pregar com autoridade” (Mc 3,14). Ao morrerem, deixaram sucessores. Assim, na igreja temos nos bispos e padres a sucessão apostólica cuja presidência cabe ao apóstolo Pedro, primeiro papa.

Ser padre é vocação para o serviço. O padre é um sinal (sacramento) da presença de Jesus bom pastor no meio de seu povo. Este ser sinal de Jesus Cristo é uma vocação das mais sublimes. É uma escolha de Deus. Esta missão deve ser assumida com humildade e determinação. Ser padre é antes de tudo um serviço de amor (amoris officium) e doação desinteressada.

Com notícias de escândalos envolvendo padres, há um sentimento depreciativo em relação a eles. Todas as categorias têm seus fracos e infratores, até no meio dos 12 apóstolos tinha Judas. Não se deve, porém, esquecer que os faltosos são minoria. Há uma legião enorme de sacerdotes infatigáveis no trabalho, que dão testemunho belíssimo de fé, esperança e caridade. São uma floresta que ajuda o mundo a respirar, purificando o ar. Floresta silenciosa! Infelizmente quando uma árvore cai, o barulho é grande, dando a impressão que toda a floresta está caindo.

Quantas pessoas se recordam com gratidão, de palavras, gestos e ajuda fraterna de um padre em momentos difíceis? Podemos dizer que o Brasil nasceu com a primeira missa celebrada por um padre, quando se-lhe deu o nome: Terra de Santa Cruz. Desde então os padres são presença constante na nossa história ajudando a construir uma sociedade sempre mais justa, fraterna em especial atuando na área da Educação cuja implementação no Brasil se deve aos padres.

Quero parabenizar os padres de nossa Diocese aqui no Grande ABC. Pelo belo trabalho que realizam, com perseverança no meio de nosso povo, são verdadeiros benfeitores de nossa população. Agradeço, sobretudo, a acolhida que estão tendo de minha pessoa e meu ministério de bispo, colocado que fui à frente deste ilustre presbitério. Em especial agradeço a receptividade quanto às transferências necessárias para o bem de nossa Igreja. Transferências sempre dolorosas, mas que, como a poda, fazem renascer os brotos da planta e florescerem com mais vigor.

O sacerdote é o amor do coração de Jesus que se manifesta em uma pessoa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;