Cultura & Lazer Titulo
Jonas Torres está de volta
Por Márcio Maio
Da TV Press
24/02/2009 | 07:21
Compartilhar notícia
Divulgação


Desde que estreou em um episódio da Quarta Nobre, da Globo, em 1981, e se consagrou como o simpático Bacana da Armação Ilimitada, Jonas Torres entra e sai da TV. Mas agora, garante, não pensa em desistir da carreira de ator. E aproveita a vilania do fantasioso Eléctron, de Os Mutantes - Caminhos do Coração, para tentar se estabilizar novamente. "Ainda estou batendo a poeira, porque fiquei muito tempo parado. Mas atuar é muito familiar para mim. Cresci fazendo e vendo as pessoas fazerem isso", conta ele, que foi criado pelo também ator e diretor Fábio Junqueira, falecido em novembro do ano passado, e irmão de Caio Junqueira, o inescrupuloso Romero de A Lei e o Crime.

Na trama de Tiago Santiago, Jonas encarna um mutante capaz de lançar raios com as mãos e que se une aos vilões. Antes, a última aparição na TV tinha sido em Malhação, na temporada de 1999. Depois disso, se mudou para os Estados Unidos, onde trabalhou como instrutor de voo. Até que, depois da série de atentados de 11 de setembro de 2001, o mercado de aviação entrou em crise. "Não fui demitido oficialmente, mas ganhava por hora de aula dada. E, como não tinha mais alunos, percebi que deveria mudar de área", lamenta. Começou a trabalhar como piloto de paraquedistas até que decidiu retornar ao Brasil, onde deu aulas de teatro. Mais tarde, foi convidado para atuar como mecânico de aviões na Tam. "É uma área que me agrada, mas muito desvalorizada no Brasil. Larguei por causa da novela porque tinha saudade de atuar e também pela diferença salarial, que é grande", confessa, sem revelar valores.

Raio X

Nome: Jonas de Lima Torres Raible
Nascimento: 22 de setembro de 1974, no Rio.
Primeiro trabalho na TV: Num episódio da Quarta Nobre, em 1981.
Sua atuação inesquecível: No longa Outras Histórias.
Interpretação memorável: Caio Junqueira em Tropa de Elite.
Momento marcante: "Agora, voltando à TV mais uma vez".
Ator: Carlos Vereza.
Atriz: Fernanda Montenegro.
Com quem gostaria de contracenar: "Queria atuar novamente ao lado do meu irmão. Na TV, nos encontramos em Armação Ilimitada".
Se não fosse ator, seria: Piloto de avião. "Já sou".
Humorista: Chico Anysio.
Novela: Vereda Tropical (1984), de Carlos Lombardi e Sílvio de Abreu.
Vilão marcante: Max Cady (Robert De Niro), de Cabo do Medo
Personagem mais difícil de compor: "O que interpretei em Outras Histórias".
Papel que mais teve retorno: Bacana, de Armação Ilimitada.
Novela gostaria que fosse reprisada: Top Model (1989), de Antônio Calmon, exibida pela Globo.
Filme: O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola.
Livro: O Viajante - As Espantosas Aventuras de Marco Polo, de Gary D Jennings.
Autor: Gary D Jennings.
Diretor: Francis Ford Coppola.
Mania: Roer os cantos dos dedos.
Medo: "De não fazer as coisas que tenho vontade e me arrepender".
Projeto: "Me estabilizar novamente como ator no Brasil".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;