Esportes Titulo
Santos e Audax põem semestre em jogo na final do Paulistão

Em oitava final seguida, Peixe busca 22º título; osasquenses querem conquista inédita na Vila

Márcio Donizete
Especial para o Diário
08/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O Paulistão de 2016 conhecerá hoje seu campeão. Santos e Grêmio Audax medem forças na Vila Belmiro às 16h e buscam coroar o trabalho do primeiro semestre. Com o empate no primeiro duelo por 1 a 1, uma nova igualdade, independente do placar, levará a decisão para os pênaltis. E quem vencer, obviamente, fica com o caneco.

De um lado, um Peixe que vive grande momento na temporada, é favorito e teve três jogadores chamados para a Seleção Brasileira que jogará a Copa América Centenário, nos Estados Unidos: Lucas Lima, Gabriel e Ricardo Oliveira. Do outro, os osasquenses buscam título inédito para premiar o método audacioso de Fernando Diniz, que valoriza a bola no pé.
Os santistas chegam à decisão pela oitava vez seguida – com quatro títulos –, igualando sequência do time de Pelé entre 1955 e 1962 (seis taças) e buscam a 22ª conquista de sua história. Caso tenham sucesso, ultrapassam o São Paulo no ranking de troféus e se igualam ao Palmeiras. Mas o técnico Dorival Júnior, que não sabe o que é gritar “é campeão” há quatro anos, não se abalará se perder o Estadual. Para ele, o título é um reconhecimento efêmero, que não se leva em conta a evolução do trabalho.
“Sou realista. Se me perguntarem: ‘é uma obsessão ganhar o título?’ Não. Tenho vontade muito grande, mas não obsessão desmedida. Só vai acontecer reconhecimento, que é só no momento, quando conquistado. Do contrário, é difícil acontecer”, disse o comandante, há dez meses no Alvinegro da Baixada Santista.
A frase faz sentido, já que Marcelo Fernandes, interino que foi efetivado no cargo em 2015, também venceu o Paulista com o Santos e ganhou notoriedade naquela ocasião, mas acabou despachado da função após sequência ruim de resultados no Campeonato Brasileiro, abrindo caminho justamente para a chegada de Dorival.
Porém, para essa conquista vir, é preciso superar um clube novo, mas com muita gana de fazer ainda mais história do que vem fazendo: o Grêmio Audax, que encantou o Estado com um futebol vistoso e que não teme os grandes. Superou Palmeiras na fase de grupos (2 a 1), São Paulo nas quartas de final (4 a 1) e fez jogo duro com o Corinthians na semifinal (2 a 2 e vitória por 4 a 1 nos pênaltis). Diante do Peixe, uma derrota (2 a 1) e um empate (1 a 1), porém, com uma ótima impressão deixada.
Para a partida, o técnico Fernando Diniz terá a volta do volante Francis, recuperado de lesão na panturrilha. Já Dorival ainda aguardará Lucas Lima, que faz tratamento intensivo no tornozelo para poder atuar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;