Internacional Titulo
EUA e India nao chegam a acordo sobre nao-proliferaçao nuclear
Por Do Diário do Grande ABC
31/01/1999 | 16:41
Compartilhar notícia


India e Estados Unidos encerraram neste domingo, em Nova Delhi, três dias de ``intensas' negociaçoes sobre a nao-proliferaçao nuclear sem anunciar um acordo que permita normalizar suas relaçoes, abaladas pelos testes nucleares indianos.

Ao final da oitava série de negociaçoes depois dos cinco testes nucleares de maio passado, o vice-secretário de Estado norte-americano, Strobe Talbott, e o ministro indiano das Relaçoes Exteriores, Jaswant Singh, se contentaram em prever novas discussoes para meados do ano.

Os Estados Unidos querem que a India adira ao Tratado de Proibiçao Total de Testes Nucleares (CTBT) e Nova Delhi prometeu fazê-lo antes de setembro. Mas, os dois países continuam totalmente contrários a suas respectivas atitudes em relaçao ao Tratado de Nao-proliferaçao Nuclear (NPT), ao qual a India recusa-se a aderir, pois considera que só favorece as cinco potências nucleares reconhecidas.

Washington quer que a India limite o lançamento de mísseis, mas Nova Delhi recusa-se a definir em que nível situa a ``dissuasao mínima', que diz precisar ante o Paquistao e a China, considerados como ameaças estratégicas.

Singh e Talbott discutiram durante três dias, um a mais que o previsto. Especialistas dos dois países continuarao suas reunioes em março sobre o controle de exportaçoes de materiais sensíveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;