Setecidades Titulo
Motoristas recebem a bênção
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
26/07/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


Os motoristas que passaram ontem pela Praça da Matriz, no Centro de Diadema, receberam a benção de São Cristóvão, o santo dos motoristas e viajantes. Das 9h às 19h, ministros da Paróquia Imaculada Conceição benzeram os veículos. Este é o quarto ano consecutivo que a paróquia realiza a benção em homenagem ao santo. Na região, não há igrejas dedicadas exclusivamente a São Cristóvão.

Cerca de mil veículos estiveram no local. Sem sair do carro ou da moto, o condutor ouvia a frase "Que São Cristóvão lhe proteja de todos os males e perigos do trânsito", e recebia também um santinho com a oração. "O trânsito está cada vez mais perigoso. Temos que dirigir para nós e para os outros", disse o ministro da paróquia e responsável pelas bênçãos da manhã, Carlos Alberto do Carmo, 61 anos.

Mesma opinião tem o professor Sandro Estevão, 26, que frequenta a igreja e fez questão de passar com o carro pelo local para receber a benção. "Mesmo que a gente não erre no trânsito, o risco é grande. É sempre bom ter uma proteção a mais", afirmou.

O assistente de manutenção Fábio Rodrigues Oliveira, 27, estava passando pelo Centro e viu a movimentação. "Quando percebi que era do Dia de São Cristóvão, resolvi passar para a bênção, porque sempre fiz orações para ele e acompanho as comemorações desde menino, quando morava na Bahia", garantiu. 

HISTÓRIA
São Cristóvão ficou conhecido como o padroeiro dos motoristas e viajantes após fazer a travessia do Menino Jesus nos ombros pelo leito de um rio, na região da atual Turquia.

Historiadores apontam que ele viveu no ano 251 D.C. e é um dos Quatorze Santos Ajudantes que apareceram para Santa Joana D'Arc, segundo a tradição católica.

Até hoje São Cristóvão é invocado por quem vai fazer uma jornada, e suas medalhinhas se fazem presentes em ônibus e táxis. A frota de veículos no Grande ABC chega a 1,3 milhão, para uma população de aproximadamente 2,6 milhões.

Além da bênção dos motoristas, existe ainda uma tradição antiga que diz que quem olha a imagem de São Cristóvão passa aquele dia sem qualquer dano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;