Diarinho Titulo Pokémon
Pikachu e amigos fazem aniversário

Depois de 20 anos, ‘Pokémon’ mostra que a aventura e o carisma dos bichos sobrevivem ao tempo

Luís Felipe Soares
28/02/2016 | 07:05
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A jornada de crianças e jovens para se tornar um mestre pokémon passa por um momento de festa. Ontem, o primeiro jogo que apresentou as criaturas especiais para o público comemorou 20 anos de lançamento e o início de uma das séries (de games, desenhos, mangás, filmes e cards) mais populares do mundo. Os desafios de lidar com a viagem atrás de monstros capazes de controlar elementos como fogo, água, gelo e eletricidade continua a fazer parte da vida dos ‘treinadores’.

Vitor Trazzi Marin, 11 anos, de Santo André, dedica parte do tempo para se divertir com o jogo ''Pokémon FireRed'' (para o antigo console portátil Game Boy Advance e que conta com emulador na internet). “É uma mistura de aventura e batalhas. Você precisa desenvolver os pokémons, deixando-os mais fortes e evoluídos. Meu principal, hoje, é o Venusaur, que está no level 60”, conta o menino, que citou Sceptile como outro de seus favoritos.

Já o ''Pokémon Trading Card Game'' é um conjunto de cartas que transforma em baralho as criaturas, treinadores, energias e alguns outros itens. Para o também andreense Luiz Augusto Rosa, 11, a atração é mais estratégica. “Montei o meu deck (conjunto de cartas) com cards fortes para entrar nas lutas com opções interessantes. O videogame é algo um pouco parado para facilitar, enquanto que com os cards a brincadeira acaba sendo mais dinâmica.”

Os amigos aproveitam momentos mais tranquilos, como o intervalo do colégio, para treinar as melhores jogadas e bolar estratégias. Vitor optou por pokémons do tipo planta e Luiz Augusto por uma mistura de representantes de luta (caso de Machamp) e fogo (como Charizard). Batalhas rápidas podem levar cerca de 15 minutos.

Parte da popularidade desse universo se deve ao desenho animado. Claro que novidades sempre aparecem a cada ano, mas a mensagem das temporadas se mantém e é passada para várias gerações. “''Pokémon'', em toda sua franquia, teve sempre um lado forte sobre o treinador e as criaturas. Essa amizade especial me atrai bastante desde pequeno, além da história falar bastante da superação das dificuldades”, explica Vitor. 

O site oficial da saga (www.pokemon.com/br) oferece o serviço TV Pokémon, com exibição gratuita no computador dos episódios e dos longas-metragens que passaram nos cinemas – aplicativo de mesmo nome permite exibições em tablets e celulares. Parece que o mundo pokémon ainda anda muito movimentado.

Monstros especiais nasceram em jogo japonês

O mundo de criaturas especiais nasceu em 27 de fevereiro de 1996, quando a Nintendo (em parceria com a Game Freak) lançou no Japão os primeiros títulos para o Game Boy, popular console portátil da época. ''Pokémon Red'' (vermelho, em português) e ''Green'' (verde) – pouco tempo depois também ''Yellow'' (amarelo) – trazia a jornada de um garoto de 10 anos que sonhava em ser o maior mestre desses animais. Dois anos depois, o jogo chegou ao Ocidente (Estados Unidos e Brasil), com a mudança da versão ''Green'' para ''Blue'' (azul).

O sucesso não demorou a ganhar animação própria. Por aqui, o desenho ''Pokémon'' estreou em 1999, com o protagonista Ash Ketchum e seu Pikachu fazendo amigos, enfrentando batalhas e conhecendo vários pokémons no caminho. Na terça-feira, a 18ª temporada do animê estreia no Cartoon Network, com episódios exibidos de segunda a quinta-feira, às 16h.

As novidades que aparecem na televisão e nos cinemas acompanham o mundo dos games. Títulos criados para consoles como Wii U e Nintendo 3DS sempre trazem outra leva de criaturas classificadas na Pokédex (agenda com informações sobre todos os pokémons). A lista atual conta com 720 seres de formas e nomes diferentes.

Antiga tradição oriental serviu de inspiração para criador da série

Parte da inspiração de Satoshi Tajiri para criar ''Pokémon'' veio de uma antiga tradição de seu país. No Japão, é comum que crianças capturem insetos e tentem colocá-los em brigas. Essa ideia um tanto quanto agressiva serviu de base para o conceito em torno dos ''Pocket Monsters'' (Monstros de Bolso, em português), o verdadeiro significado do título do game.

Tajiri também pegou da natureza a questão da evolução das criaturas. A transformação de sua lagarta de estimação em uma borboleta o inspirou. Essa mudança é a mesma que ocorre entre Caterpie, Metapod e Butterfree. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;