Internacional Titulo
Fumo matará 10 milhoes de pessoas em 2030
Por Do Diário do Grande ABC
27/03/2000 | 11:37
Compartilhar notícia


Em 2030, o fumo matará 10 milhoes de pessoas, sete milhoes das quais nos países em desenvolvimento, informou esta segunda-feira em Genebra a Organizaçao Mundial da Saúde (OMS), a serem iniciadas as negociaçoes sobre a futura Convençao sobre o controle do fumo.

``Há cada vez mais provas que demonstram que a nicotina tem sido utilizada para que os jovens se tornem dependentes e continuem assim', assinalou a OMS em um comunicado. ``Estatísticas do Brasil, da India, da China, da Africa do Sul, de Zimbabue, de Omán e do Egito, para citar somente alguns países, indicam que a OMS pode ter subestimado gravemente o número de menores que fumam', acrescentou.

A diretora geral da OMS, Gro Harlem Brundland, pediu, nesta segunda-feira, a ``todas as partes que têm interesse em avançar nos objetivos da saúde', incluindo a indústria do fumo, que apresentem propostas e depoimentos. Essas contribuiçoes serao expostas durante os dois dias de audiências públicas em Genebra no final de setembro ou início de agosto, quando começarao as negociaçoes formais entre os 191 países membros da Organizaçao Mundial da Saúde com vistas à adoçao da Convençao sobre o Controle do fumo.

A reuniao do grupo de trabalho que agrupa uma centena de países e organizaçoes nao governamentais, entre as quais figura a Campanha pela Infância sem Tabaco, se prolongará por dois dias. A reuniao anterior ocorreu em outubro do ano passado, também em Genebra.

A Convençao sobre o Controle do fumo, que se espera seja aprovada em maio de 2003, constituirá o primeiro instrumento internacional legalmente vinculante destinado a limitar a expansao da utilizaçao do fumo e de sua produçao.

Entre as medidas propostas, figuram a proibiçao da publicidade e da promoçao do fumo, o aumento dos impostos ao fumo, o reforço das medidas destinadas a impedir o contrabando de cigarros e a organizaçao de programas de educaçao dirigidos aos jovens para evitar que fumem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;