Internacional Titulo
Rebeldes dão ultimato ao presidente do Burundi
Por Da AFP
31/12/2003 | 11:15
Compartilhar notícia


Os rebeldes burundineses das Forças Nacionais de Libertação (FNL), o único movimento que continua em guerra contra o governo, deram um ultimato de 30 dias, nesta quarta-feira, ao presidente da Conferência Episcopal do Burundi. Ele querem que o monsenhor Simon Ntamwana deixe o país.

O ultimato ocorreu dois dias depois da morte do núncio apostólico do Burundi, monsenhor Michael Courtney, assassinado em uma emboscada a 40 quilômetros de Bujumbura. "Nós somos muito claros e muito sérios ao respeito, (o monsenhor Simon Ntamwana) tem 30 dias para sair do Burundi e nada mais", declarou o porta-voz das FNL, Pasteur Habimana.

"Nós pedimos encarecidamente à Igreja católica, a Roma, que encontre outro país para receber o monsenhor Simon Ntamwana nos próximos dias", continuou. O monsenhor Simon Ntamwana acusou nesta terça-feira às FNL de ter "executado" Michael Courtney. "Nós juramos solenemente ao povo burundinês e à Igreja que não organizamos a emboscada contra o núncio apostólico", reiterou Habimana.

As FNL acusaram o exército regular deste ataque. O assassinato não tem precedentes na história do Vaticano. Nenhum embaixador da Santa Sé tinha sido assassinado, nem mesmo nos períodos mais turbulentos do século XX, como a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;