Setecidades Titulo Folia
Renascente é campeã do Carnaval em São Bernardo

Escola esperou por duas décadas pelo título; alegria circense levantou o público na avenida

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
10/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Foram 20 anos de espera e ontem a escola de samba Renascente deu o grito de campeã do Carnaval de São Bernardo pela primeira vez, após apuração no Centro Esportivo Roberto de Almeida Antunes, no bairro Planalto.

A agremiação, representante do Parque São Bernardo, conquistou 99,50 pontos e desbancou as favoritas União das Vilas, que era bicampeã e ficou neste ano com o segundo lugar (99 pontos), e Mocidade Alegre de São Leopoldo (que ganhou seis vezes seguidas, de 2008 a 2013, e agora conquistou a terceira colocação, com 98.75).

A Renascente foi a quinta das sete escolas do Grupo 1 a entrar na avenida e levou a alegria do circo com o enredo As Cortinas Vão Se Abrir, O Show Vai Começar, A Renascente Na Avenida Que Vem Pra Te Alegrar. A escola contou com a interação do público ao distribuir balões coloridos que foram balançados durante todo o desfile, apresentado por 250 componentes e três carros alegóricos.

Performance de acrobatas, o mistério da mágica e a alegria contagiante dos palhaços foram destaques que trouxeram brilho à passagem do grupo. Na avaliação dos jurados, só dois quesitos não mereceram nota dez: mestre-sala e porta-bandeira e evolução (ambos tiraram 9,75).

O troféu foi recebido pelo vice-presidente da agremiação, José da Silva Lemes, o Zé Neguinho, já que o presidente e seu irmão, Benedito da Silva Lemes, 64 anos, conhecido como Ditinho da Congada, preferiu não participar da apuração para evitar fortes emoções. “Ele disse que não tem coração para acompanhar”, falou Zé Neguinho.

O trabalho que culminou na vitória foi reconhecido pelas demais escolas. “Faz uns 15 anos que não tem uma apuração onde as outras escolas não questionam o ganhador. Todas nos parabenizaram”, ressaltou o vice-presidente.

Na comemoração no Parque São Bernardo, que atraiu 2.000 pessoas, Ditinho da Congada salientou a união da comunidade. “Mesmo nos momentos mais difíceis, ela sempre esteve com a gente.”

Nesta edição do Carnaval não houve rebaixamento. No Grupo 2, a Império do Samba de Vila Vivaldi conquistou 97,75 pontos dos 80 necessários para ter acesso ao grupo de elite do Carnaval e em 2017 irá desfilar no Grupo 1.

A escola pleiteante Estrela Maior chegou a 95,15 pontos, dos 80 necessários, e no próximo ano irá desfilar no Grupo 2.

Por enquanto, a ideia é que, em 2017, os desfiles aconteçam novamente atrás do Ginásio Poliesportivo, no bairro Anchieta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;