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Pane da operadora de celular Vivo deixa consumidores sem sinal
Por Tauna Martins
29/10/2010 | 07:33
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Mais uma vez, clientes da operadora Vivo tiveram problemas com a rede de telefonia. Ontem, a pane durou cerca de 2h45 - das 8h30 às 11h15. Quem tentava ligar para um celular da companhia ou de uma linha da operadora não tinha a chamada completada. O problema atingiu usuários de todo o País, principalmente com o pacote Vivo Gestão, geralmente para planos empresariais. Pelos menos outras três panes ocorreram neste ano.
Em nota, a operadora disse que detectou no início da manhã de ontem " evento sistêmico" que pode ter afetado alguns clientes pessoa jurídica da companhia. "Tão logo o incidente foi detectado, a equipe técnica responsável realizou as ações necessárias para contornar o ocorrido", contou a operadora.
A companhia afirmou ainda que, por conta dessa situação, pode ser que alguns clientes corporativos (não mencionaram quantos usuários) tivessem dificuldade em efetuar e receber chamadas.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que, se confirmado o incidente, a companhia pode ser multada em até R$ 50 milhões, de acordo com a gravidade da situação.
A agência está averiguando o ocorrido, mas não há prazos para o resultado da apuração. Os usuários que se sentiram afetados por conta do problema na rede telefônica poderão ser ressarcidos, informou o órgão.
Nesses casos, os clientes deverão atendimento com a operadora e anotar o protocolo. Caso a situação não seja resolvida, o usuário pode entrar em contato com a Anatel, pelo número 133, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Outra opção é entrar em contato com a Fundação Procon. A assistente de direção do órgão Valéria Cunha, do Estado de São Paulo, explicou que, se o usuário constatar que teve prejuízos, pois não conseguiu, por exemplo, realizar ligações importantes de cunho profissional, poderá pedir a reparação pelos danos causados com a falta de serviço, judicialmente. "Além disso, o cliente pode solicitar o abatimento dos valores de sua conta durante o período que ficou sem a rede. Isso vale para todos os consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, com contas pós ou pré pagas."O importante nesses casos é anotar os dias e os horários em que os serviços foram suspensos, protocolos de atendimento e tentar contato com a operadora - todas essas são provas que o cliente precisa ter quando registrar a queixa.
A Fundação Procon disponibiliza no site, formas para que o cliente possa registrar sua reclamação (www.procon.sp.gov.br), e o telefone 151 para atender aos consumidores.




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