D+ Titulo
Atriz de Bravura Indômita deve brilhar na festa
Do Diário do Grande ABC
27/02/2011 | 07:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Poucas pessoas no mundo têm oportunidade de participar da entrega do Oscar; algumas de serem indicadas; raríssimas ganham o prêmio. Com apenas 14 anos, Hailee Steinfeld é um dos destaques da 83ª premiação de cinema, que vai ao ar hoje (a partir das 21h no canal pago TNT; na Globo, após o Big Brother).

A garota concorre ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em Bravura Indômita (indicado a Melhor Filme). O longa é um remake de um faroeste em que Mattie Ross (Hailee) quer vingar a morte do pai e conta com a ajuda do xerife Rooster Cogburn e o policial LaBoeuf.

Haille - que apresentou o Globo de Ouro ao lado de Justin Bieber - venceu 15 mil garotas durante os testes e foi escolhida porque, segundo os diretores, é independente e madura. Este é o primeiro longa da atriz, que já está sendo escalada para interpretar o papel principal de Forgotten, em que uma menina tem o dom de prever o futuro, mas cuja memória é apagada todas as manhãs.

 

TEEN CLUB

Assim como Haille, outros adolescentes e até mesmo crianças, foram indicados ao Oscar. Em 1976, Jodie Foster, 14 anos, estava na lista de Melhor Coadjuvante por Taxi Driver. Haley Joel Osment, 12, concorreu em 2000 na categoria Melhor Ator Coadjuvante por Sexto Sentido. Keisha Castle-Hughes,13, disputou a estatueta de Melhor Atriz por Encantadora de Baleias em 2002. Abigail Breslin, 10, fascinou o público por seu papel em Pequena Miss Sunshine, em 2006. Dois anos depois, foi a vez de Saoirse Ronan, 13, detonar em Desejo e Reparação.

E teve quem venceu: em 1973, Tatum O'Neal, 10 anos, levou o troféu na mesma categoria por seu papel em Paper Moon. Ela derrotou Linda Blair, 15, que se destacou em O Exorcista. Em 1993, Anna Paquin, 11, também ganhou o Oscar com O Piano.

 

Indicados a Melhor Filme

A categoria mais importante é a de Melhor Filme. Este ano, dez longas concorrem. Além de Bravura Indômita, Toy Story 3 e o favoritíssimo O Discurso do Rei, outros estão na lista dos privilegiados. Confira quais são:

 

Cisne Negro

O longa não é só um filme de balé. Na verdade, fala sobre um monte de sentimentos humanos, o que faz prender a atenção do começo ao fim. Natalie Portman deve ganhar como Melhor Atriz.

 

Inverno da Alma

No papel de Ree Dolly, a atriz Jennifer Lawrence, 20 anos, é uma das revelações do ano (foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz). No filme, ela precisa encontrar o pai desaparecido e salvar os irmãos mais novos. Ela arrisca a própria vida.

O Vencedor

Indicado a sete Oscars (incluindo Melhor Ator e Atriz), o filme mostra a vida de Dicky Ecklund, um boxeador que foi famoso, mas entrou para o mundo das drogas. Agora seu irmão, Micky é pressionado a assumir o espaço.

 

A Rede Social

O filme que conta a história do Facebook recebeu oito indicações, incluindo Melhor Ator para Jesse Eisenberg. Justin Timberlake também atuou no filme.

 

127 Horas

O sufocante filme, que conta a história de um aventureiro que fica preso por um enorme pedra, também tem James Franco concorrendo na categoria de Melhor Ator.

 

Minhas Mães e Meu Pai

O longa disputa as categorias de  Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo), Melhor Atriz (Annette Bening) e Melhor Roteiro Original. Mostra o dia a dia de uma família americana, cujo casal principal é formado por lésbicas.

 

E mais ...

Injustiçado?

Fãs de Harry Potter ficam indignados quando o assunto é Oscar. Em sete longas, recebeu nove indicações, incluindo Figurino, Trilha Sonora, Efeitos Especiais, Direção de Arte e Fotografia, mas nunca ganhou. Neste ano, Relíquias da Morte - Parte 1 concorre a Efeitos Especiais e Direção de Arte..

 

Nada de atuação

Quem esperava que Johnny Depp (como Chapeleiro Maluco) e Helena Bonham Carter (como Rainha de Copas) fossem faturar no Oscar, se enganou. Alice no País das Maravilhas concorre em três categorias, todas técnicas: Efeitos Visuais, Figurino e Direção de Arte.

 

Todo mundo gostou

Já Toy Story tem tradição no prêmio. O primeira filme de 1995 concorreu a Melhor Trilha Sonora em Comédia, Melhor Roteiro Original e Melhor Canção (não ganhou). Na época, ganhpu menção especial da Academia porque ainda não existia Melhor Longa de Animação (criado em 2002). Toy Story 2 foi indicado ao prêmio de 2000 como Melhor Canção Original. E agora concorre nas categorias de Melhor Animação e Filme, ao lado de outros nove longas.

 

Doc Brazuca

Coproduzido no Brasil, Lixo Extraordinário foi indicado como Melhor Documentário. Orfeu Negro (1959), O Pagador de Promessas (1962), O Beijo da Mulher-Aranha (1985), O Quatrilho (1995), O Que é Isso, Companheiro? (1997), Central do Brasil (1998) e Cidade de Deus (2003) também já representaram o País no prêmio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;