Política Titulo
Servidores cobram 86 itens de Aidan Ravin
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
29/03/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


Com pauta de reivindicações constando 86 itens entregue no dia 18, o Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) de Santo André aguarda o prefeito Aidan Ravin (PTB) definir data de início das negociações até quinta-feira. A administração afirma que o documento chegou ao Paço com um mês de atraso e por conta da extensão das cobranças ainda está analisando os pedidos.

Entre as principais cobranças destacadas pela presidente do sindicato, Fátima de Carvalho, estão: reajuste salarial de 61,94% referente às perdas acumuladas desde 1997; PCCV (Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos); comissão mista (executivo e trabalhador) de prevenção de assédio moral; adicional de risco de 25% aos GCMs (Guardas- Civis Municipais); reformulação do estatuto do Magistério; revisão de terceirizações; comissão para averiguar desvios de função.

"O Aidan nos prometeu repor as perdas salariais e melhorar as condições de trabalho durante o segundo turno das eleições de 2008. Vamos cobrar, além da reposição, ganhos reais para o trabalhador. Estamos na expectativa, pois o nosso vencimento-base (reajuste do período anterior) é em abril. Se aprovar depois teremos ajuste retroativo", explicou Fátima.

Em fevereiro, a categoria protestou contra a proposta do PCCV enviada pelo prefeito à Câmara e pressionou os vereadores pela rejeição. A expectativa é de que a administração limpe a pauta e consiga negociar todos os 86 itens ainda neste ano.

No domínio do prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), a categoria não tem conseguido alimentar expectativas de diálogos com o Executivo. Depois de promover sete paralisações em setores estratégicos na semana passada, o Sindema (Sindicato dos Servidores Públicos de Diadema), promoveu plenária de duas horas com representantes de 54 escolas para planejar os atos na Educação. "Vamos fazer isso na semana que vem, mas não quer dizer que as paralisações estão suspensas nesta semana. Vamos continuar pressionando", explicou Jandira Vehara Alves.

O reajuste salarial de 11% e oficialização do plano de carreira é a principal bandeira da pauta de 15 itens do Sindema. Até o presente momento, a administração não ofereceu aumento alegando que o impacto financeiro comprometeria os investimentos e pagamento de fornecedores.

Os vereadores de Mauá serão pressionados para cobrar o prefeito Oswaldo Dias (PT), por reajuste salarial, bônus mérito, reforma do Estatuto do Magistério, e melhores condições de trabalho e da qualidade de ensino. O ato ocorre durante a sessão de hoje da Casa e contará com cartazes e faixas de protesto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;