Política Titulo
PSB quer inserçao nas rádios de Diadema
Por Karen Camacho
Da Redaçao
26/08/2000 | 00:21
Compartilhar notícia


O PSB de Diadema, que tenta reeleger o prefeito Gilson Menezes, quer a transmissao do programa eleitoral de rádio conforme determinaçao da Legislaçao Eleitoral. Desde o início da semana, as duas rádios que veiculam o programa político dos candidatos de Diadema, a Mix FM e a Nativa, nao o têm transmitido. Ontem, o advogado do PSB, Edson Cicote, procurou pelo juiz eleitoral de Diadema, Heitor Donizete de Oliveira, pedindo providências. O advogado da Mix, Raimundo Salles, disse que a rádio nao está veiculando as propagandas porque o partido nao está entregando o material de acordo com as determinaçoes técnicas.

O presidente do PSB, Walter Matubara, disse que o advogado iria procurar pelo juiz na tentativa de regularizar a situaçao, já que a rádio, segundo Matubara, nao encaminhou qualquer notificaçao de irregularidades nos CDs encaminhados com as propagandas.

Salles disse que o único partido que está entregando o material de forma tecnicamente correta é o PT do candidato José de Filippi Jr.. "A rádio tem o maior interesse em veicular a propaganda eleitoral desde que eles superem essa questao de natureza técnica", disse.

O advogado explicou que os chamados mapas, material que deve ser entregue nas rádios para a transmissao das propagandas, têm de obedecer critérios estabelecidos por resoluçao do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Se houver qualquer falha, a rádio é liberada a nao transmitir o programa. "O que está acontecendo sao problemas técnicos. Quando o partido entrega o mapa, tem de especificar a data e horário de transmissao, a coligaçao, a identificaçao de cada faixa do CD ou do MD", disse.

Outro problema enfrentado pela rádio, segundo Salles, é o fato de o partido, talvez por questoes de custo, entregar o CD sem divisao de faixas, com um programa seguido do outro.

Na Nativa, a informaçao é que o diretor artístico da rádio, Vinícius Savoi, poderia falar sobre o assunto. Procurado pela reportagem do Diário, Savoi nao deu retorno às ligaçoes.

Alguns partidos ainda nao prepararam as propagandas. É o caso do PV da candidata Maria Regina Gonçalves. De acordo com Marcelo Magalhaes, que faz parte da coordenaçao de campanha, o partido deve encaminhar as gravaçoes a partir da semana que vem. "Nao estávamos preparados para a propaganda em rádio. Mas estamos fazendo um programa de qualidade", disse.

O PT, de acordo com a coordenaçao de campanha, está gravando os programas dos candidatos a prefeito e a vereador e entregando nas rádios obedecendo as exigências técnicas.

Tempo - A Justiça Eleitoral dividiu os 30 minutos do horário eleitoral gratuito de acordo com a bancada de cada partido ou coligaçao na Câmara dos Deputados.

O candidato a prefeito que tem o tempo maior é José Francisco Alves (PMDB), coligado com PFL e PPB, com onze minutos e 43 segundos. Depois vem o PV, com seis minutos e 57 segundos, o PT, com quatro minutos e 19 segundos, o PPS, com dois minutos e 52 segundos, o PSB, com dois minutos e 26 segundos e o PCO, com um minuto e 40 segundos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;