Internacional Titulo
Shevardnadze reivindica vitória em eleiçoes na Georgia
Por Do Diário do Grande ABC
01/11/1999 | 12:18
Compartilhar notícia


O presidente georgiano, Eduard Shevardnadze, reivindicou, esta segunda-feira, a vitória de seu partido, a Uniao dos Cidadaos da Georgia (UGC), nas eleiçoes legislativas de domingo, mas a oposiçao apresentou recurso para impugnar a votaçao, denunciando uma manipulaçao dos resultados.

Após a recontagem de três quartas partes das cédulas, a UGC encabeçava as eleiçoes legislativas com quase 40,5% dos votos, à frente do principal partido da oposiçao, o Bloco Renovador, que chegava a cerca de 27,3%.

 ``Os resultados preliminares demonstram que se trata de uma vitória para a Uniao dos Cidadaos', declarou Shevardnadze à rádio. ``Sem dúvida alguma, a UGC obterá a maioria parlamentar (que já possuía no Parlamento atual) assim como um mandato mais longo que o de 1995'.  

 ``Nos recusamos a reconhecer esta eleiao', declarou Georgi Targamadze, porta-voz do Bloco Renovador, que denunciou ``uma fraude maciça e uma violaçao de direito'.  

As lideranças do Bloco Renovador afirmam que seu partido obteve 40% dos votos, enquanto que a UCG teria obtido apenas 20%. Como protesto, os dirigentes do partido político decidirao, esta semana, se ocupam ou nao suas cadeiras no parlamneto, afirmou Targamadze.  

Os demais partidos da oposiçao, o ``Partido do Trabalho' e ``A Indústria salvará a Georgia', obtiveram 6,3 e 7,1%, respectivamente, segundo os resultados parciais, roçando a barreira dos 7% obrigatórios para conseguir ao menos uma das 150 cadeiras distribuídas proporcionalmente.   

Ao todo, 85 cadeiras sao outorgadas seguindo um critério uninominal majoritário.  

O porta-voz do Renovador anunciou que toda a oposiçao organizaria em breve uma manifestaçao, para protestar contra o resultado das eleiçoes.  

A participaçao alcançou 63% num universo eleitoral de 3,1 milhoes de pessoas (sobre 5,5 milhoes de habitantes).   

Os observadores internacionais constataram algumas violaçoes da lei eleitoral, entre elas falsificaçao de urnas e procedimientos de intimidaçao dos eleitores, mas nao se pronunciaram sobre a validade das eleiçoes.

 Mais de 150 observadores da OSCE (Organizaçao para a Segurança e Cooperaçao na Europa) estiveram no domingo por todo o país e devem anunciar esta segunda-feira suas conclusoes.  

A comissao eleitoral central confirmou ter recebido queijas por irregularidades e afirmou que, durante as próximas semanas, vai estudar cada caso.   

Para vários georgianos, Shevardnadze é garantia de relaçoes privilegiadas com o Ocidente e da estabilidade, após anos de caos econômico e de guerra civil.   

Já o Bloco Renovador, ampla coalizao dirigida pelo presidente da regiao autônoma de Adjari, Aslan Abachidzé, centrou sua campanha nas críticas aos aspectos negativos das reformas, e no número de desempregados ou de operários nao remunerados há meses, por um parque industrial moribundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;