Memória Titulo História
Apresentamos os Ritucci

Conceição e Assunta, as gêmeas de São Bernardo, nos apresentam a sua família

Por Ademir Medici
19/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Conceição e Assunta, as gêmeas de São Bernardo, nos apresentam a sua família. As irmãs completaram 90 anos de idade ontem e não estão na foto principal de hoje – ainda não haviam nascido.

Uma foto tirada na casa do nono Caetano Ritucci e da nona Marieta Pascoto, o casal ao centro. Estávamos na Rua Marechal Deodoro, Centro de São Bernardo. A menina no colo, à direita, chama-se Clementina, irmã de Conceição e Assunta, nascida em 1918, e hoje com 96 anos. O que significa que este retrato familiar de São Bernardo foi batido, no máximo, em 1919.

Conceição e Assunta identificam todos os personagens, a partir dos que estão em pé, da esquerda para a direita:

Mateus Petrocelli, genro dos patriarcas Caetano e Marieta.

Maximina

Josefina (vestido estampado)

Constantina (de fita na cabeça)

André Ritucci (pai das gêmeas nossas guias)

Hercília Corazza, a moça à direita, um pouco mais à frente.

 

Vamos a quem está sentado:

Clementina, mulher de Mateus Petrocelli, com o filho Neno no colo.

Alexandre Ritucci

Caetano Ritucci (o patriarca)

Marieta Mascotto Ritucci (a matriarca)

Virgínia Corazza Ritucci, mulher do André Ritucci, com a filha Clementina no colo.

Ao chão, identificados os meninos Nicola, Mario e José Ritucci.

É possível que tenhamos trocado algum nome. Mas basicamente era essa a família Ritucci naquele ano de 1919 em São Bernardo.

Na segunda foto, focalizamos uma vez mais as irmãs gêmeas, Conceição e Assunta, agora na praia e ao lado do primo Nelson: corria a segunda metade da década de 1920.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 18 de agosto de 1985 – ano 28, nº 5906

Grande ABC – Governador Franco Montoro vem a São Bernardo e assiste ao início das obras do sistema trólebus.

Primeiro de Maio – Aos 72 anos, o clube registra a data e quatro dirigentes comparecem à Redação para serem entrevistados pelo jornalista Edélcio Cândido: Lino Vezzá, o presidente; Darci Zanolli, vice-presidente social; Rogério Gato, diretor de propaganda; e Milton Joseph, vice-diretor de patrimônio.

Especial – Repórter-fotográfico João Colovatti percorre a Estrada Velha do Mar e produz verdadeiros cartões-postais com a paisagem encontrada.

 

Santos do Dia

Na foto, imagem de São Luiz de Tolosa (1275 – 1298). Foi bispo de Tolosa (França). No Brasil, é o padroeiro de São Luiz do Paraitinga (São Paulo).

João Eudes

Sisto III

 

Hoje

Dia Internacional do Fotógrafo e da Fotografia

Dia do Artista de Teatro

Dia Nacional do Historiador

 

Em 19 de agosto de...

1915 – Prefeito Saladino Cardoso Franco constrói depósito público para o recolhimento de animais que vivem soltos pelas ruas de Santo André. A área escolhida foi doada à Câmara pelo morador Antonio Queiroz dos Santos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Tomada da fortaleza de Kowno pelos alemães’.

1930 –Prefeito Saladino Cardoso Franco atende a abaixo-assinado de moradores e comerciantes e ordena uma vistoria ao Matadouro Municipal, intimando os concessionários a observarem os preceitos higiênicos.

1960 – Cristina Takeshita eleita miss São Bernardo, em desfile realizado no Estoril, em Riacho Grande.

1970 – Agência dos Correios de São Bernardo muda para a Rua Marechal Deodoro, 1.058, este mesmo prédio municipal que, neste ano de 2015, pode ser vendido pela Prefeitura, apagando uma história que vem dos anos 1950. Em 1970, a agência ainda mantinha serviços telegráficos e seu encarregado era o agente Sakuzo Kuwabara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;